(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
“Toshi”: Golpilheirense Rafael Monteiro traz o Japão à Batalha

“Toshi”: Golpilheirense Rafael Monteiro traz o Japão à Batalha

Depois de 6 anos à frente do bar e pizaria “Old Jack”, o jovem empresário golpilheirense Rafael Monteiro, de 29 anos, expandiu a sua aposta gastronómica na Batalha para a comida japonesa. “Toshi” é o nome do novo restaurante que abriu em Março, “pensado para ir mais além naquilo que é a oferta gastronómica asiática na nossa região”, explica. “Há vários anos que temos restaurantes de comida chinesa e, mais recentemente, espaços dedicados ao sushi, mas quisemos ser mais ambiciosos: temos uma oferta de sushi tradicional, temos o chamado sushi de fusão, onde o nosso ‘chef’ aplica uma visão mais moderna como o seu estilo pessoal naquelas que são as peças clássicas, e claro, espetadas e baos japoneses de carne de porco e de frango”.

O ‘chef’ do novo espaço, José Costa, conta com duas passagens por restaurantes estrelados (Restaurant Story, duas estrelas Michelin, e Hide Above, uma estrela Michelin), assim como pelo londrino Sushi Samba, um dos restaurantes de comida asiática mais inovadores da capital inglesa, tendo ainda sido ‘chef’ da nossa seleção nacional no mundial da Rússia, em 2018. Um palmarés que Rafael Monteiro considera garantir o objetivo de “quem nos visita experimentar sabores únicos, numa viagem por várias regiões asiáticas, à boleia de um menu que se propõe ser inovador ao longo do tempo”.

Embora sedeado na Batalha, o empresário está confiante de que os clientes possam vir de concelhos vizinhos, até de Leiria, à procura de “uma oferta distinta daquela que existe naquela cidade”. Mais do que corresponder à “moda” do sushi, pretende que essa seja “a porta de entrada para uma série de sabores e elementos asiáticos, das versões tradicionais às contemporâneas, que figuram ou poderão vir a figurar no nosso menu”.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.