(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Plantação de oliveira e tertúlia sobre a “Estrada de D. Maria I”

Plantação de oliveira e tertúlia sobre a “Estrada de D. Maria I”

O auditório da Junta de Freguesia da Batalha recebeu a tertúlia intitulada “Estrada D. Maria I”, com a presença de Ricardo Charters d´Azevedo e moderação do presidente do Centro de Património da Estremadura (CEPAE), Adélio Amaro.

A sessão foi dinamizada a partir do livro “A Estrada de Rio Maior a Leiria em 1791”, publicado em 2011 por Ricardo Charters d’Azevedo. Este estudo partiu de um mapa topográfico existente no Instituto Geográfico Português, mandado levantar por ordem de D. Maria I, em 1791, com o fim de determinar o percurso da Estrada Real desde a serra de Rio Maior a Leiria. Referiu-se que, desde a antiguidade foram sendo usados cinco percursos diferentes entre Rio Maior e Leiria, pelo que o delineamento da Estrada Real entre estes dois pontos, nos finais do século XVIII, obrigou a uma escolha, que teve razões, mas também consequências, técnicas, económicas e sociais.

A actividade, que contou com a presença de cerca de 50 pessoas no referido espaço, foi organizada em parceria entre o Centro de Património da Estremadura (CEPAE), a Junta de Freguesia da Batalha e a Terra Mágica das Lendas (Benedita). Simbolicamente, foi plantada uma oliveira perto da Rua da Oliveira da Mina, momento que antecedeu a apresentação.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.