O Mosteiro da Batalha vai acolher uma exposição da obra escultórica do artista romeno Virgil Scripcariu, um dos mais originais e promissores escultores romenos contemporâneos. A inauguração da mostra, com o título “Triunfo”, será no dia 1 de Setembro, pelas 17h30.
Virgil Scripcariu expôs o seu trabalho na Bienal de Arquitectura de Veneza em 2008, onde também contribuiu para o conceito e estrutura do Pavilhão Romeno e expôs o protótipo da cadeira Bubico. O artista estudou escultura na Universidade Nacional de Artes de Bucareste, sob a orientação do professor Vasile Gorduz, entre 1998 e 2005. Em 2003, recebeu a bolsa Theodor Aman, seguida de outra em 2005 – pela Visual Artists’Union na Roménia, chegando também à final do grande prémio Prometheus Opera Prima em 2004. Tem exposto nos mais prestigiados centros artísticos da Roménia e internacionalmente, em Israel, Bélgica, Japão, etc.
As suas obras no espaço público são bem conhecidas na Roménia e no estrangeiro, como a escultura em metal Maternity em Hilltown House, Irlanda, a escultura-fonte Maternidade na rua Arthur Verona, a instalação da Arca de Noé em frente à livraria Carturesti ou o torso do arquitecto Paul Smarandescu na rua Romulus, tudo em Bucareste. Em 2014 participou na ViennaFair na secção Diálogo: Novas Energias e fez a sua primeira exposição individual na AnnArt Gallery, galeria que o representa. Vive e trabalha na aldeia de Piscu, perto de Bucareste, onde também trabalha em programas de educação artística para adultos e crianças.
A exposição tem curadoria de Adriana Scripcariu e conta com o apoio mecenático de uma empresa romena, bem como com o apoio do Instituto Cultural Romeno.