(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Vitral da Golpilheira ilustra cartaz das Jornadas da Pastoral dos Bens Culturais da Igreja

Vitral da Golpilheira ilustra cartaz das Jornadas da Pastoral dos Bens Culturais da Igreja

Vão decorrer a 18 de Outubro, no Museu de Leiria, as 1.as Jornadas da Pastoral dos Bens Culturais da Igreja, um evento de interesse para todos os que estudam ou estão de alguma forma ligados ao cuidado, preservação e valorização do património cultural religioso.

A imagem escolhida para o cartaz destas jornadas nacionais é a do vitral da fachada da igreja da Golpilheira, obra da autoria de Sílvia Patrício e executada pelo Atelier Vitrais Portugal, inaugurada a 25 de Fevereiro deste ano.

Além dos artistas, técnicos e especialistas em arte, estas jornadas estão abertas a todos os interessados e procuram ir ao encontro, sobretudo, das pessoas que têm responsabilidades nesta área nas comunidades cristãs, como é o caso dos membros de conselhos económicos e pastorais e das comissões das igrejas.

Será um dia recheado de formação, iniciando às 09h30 com a presença de D. Nuno Brás, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria, e o padre Manuel Armindo Janeiro, vigário geral da Diocese de Leiria-Fátima.

Contará com especialistas como Giulia Privitelli, da Rede Internacional “Pedras Vivas”, Sandra Maria do Vale, do Tombo Diocesano de Bragança-Miranda, Eva Raquel Neves, do Museu Diocesano de Santarém, Maria Isabel Roque, da Universidade Católica Portuguesa, Graça Nóbrega Alves, do Museu de Arte Sacra do Funchal, cónego Joaquim Félix de Carvalho, da Universidade Católica Portuguesa, Carla Varela Fernandes, da Divisão para a Rota das Catedrais do Património Cultural Ip., e Fátima Eusébio, do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja. No final, Marco Daniel Duarte, director do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima, conduzirá uma visita à exposição “Corpus – Ritualidade, Forma e Presença”, patente no Museu de Leiria, instalado no convento de Santo Agostinho.

Estas jornadas são organizadas pela Conferência Episcopal Portuguesa / Secretariado Nacional para os Bens da Igreja e contam com a parceria do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima e do Município de Leiria / Museu de Leiria.

Os interessados em participar poderão contactar pelo telefone 218 855 482 ou pelo e-mail info@bensculturais.com, bem como preencher o formulário disponível online.

Consulte o programa integral:

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.