O Centro Recreativo vai organizar a 29.ª edição da Semana Cultural da Golpilheira, de 8 a 17 de Novembro, com um cartaz cheio de propostas para a fruição de bons espectáculos, momentos de formação e debate cultural e, claro, também para o convívio, a festa e a confraternização dos golpilheirenses e outros amigos que queiram visitar-nos por esses dias.
Magusto – São Martinho
A abertura vai ser, precisamente, em convívio, com um serão de São Martinho, no largo do bar do CRG, a partir das 20h00 de sexta-feira, dia 8. Castanhas, água-pé e outros petiscos serão o mote para a festa, com animação do rancho folclórico “As Lavadeiras do Vale do Lena”.
Noite de Fados
A música entra no sábado, dia 9, numa noite de fados no salão do CRG, com caldo verde e petiscos incluídos. Os bilhetes estão à venda na colectividade, sendo de 13 euros para sócios, 17 euros para não-sócios e 9 euros para crianças até aos 13 anos. As portas abrem às 21h00 e pelo palco passarão os fadistas Carmen Dolores, Luís Filipe Fortunato e Joaquim Júlio (fado humorístico), acompanhados à viola por Rui Miquelis, à guitarra portuguesa por Miguel Lemos e à guitarra por Tozé Aguiar.
Almoço M/60
No domingo 10 acontece o Almoço M/60, que a colectividade tradicionalmente oferece aos maiores de 60 anos naturais e residentes na freguesia. As inscrições fazem-se no bar do CRG.
Futuro da Terceira Idade
Na terça-feira, dia 12, pelas 21h00, será o debate “Pensar o futuro”, onde serão apresentados alguns projectos em vigor e outros em preparação pela Santa Casa da Misericórdia da Batalha, como sejam a Aldeia Sénior, o Centro de Convívio na Golpilheira e outras respostas sociais destinadas aos mais idosos da população.
Escritores e leitores à conversa
No dia seguinte, 13, também às 21h00, será organizada uma tertúlia cultural com escritores e leitores, sobre o tema “O livro está vivo?”. Pretende-se que seja uma conversa informal, em que todos podem intervir, sobre o tema da leitura e da importância que ela tem na preparação dos jovens e menos jovens para compreenderem o mundo em que vivem e para a sua formação humana e cultural. Numa época em que parece dar-se valor apenas ao supérfluo da vida e à espuma das redes sociais, é sempre importante trazer ao debate a necessidade de aprofundamento do conhecimento, onde o livro – mesmo que em edição digital – terá sempre um papel fundamental. Para enriquecer a conversa, participarão alguns autores da editora Minimalista e outros escritores convidados, da região e não só. Presentes serão também membros do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Politécnico de Leiria, partilhando o trabalho que têm desenvolvido em prol da inclusão na edição literária. Promete-se uma tertúlia com muito interesse sobre o processo da escrita e sobre os benefícios da leitura, para graúdos e miúdos, para quem lê com os olhos ou com as mãos, para quem ‘devora’ livros ou apenas vai alimentando o desejo de aprender a gostar de ler…
Cinema infantil
No dia 15, o espaço será dado, especificamente, aos mais novos, com uma sessão de cinema infantil no salão do CRG, a partir das 21h00.
Teatro de comédia
Outra arte entra em cena no sábado 16, às 21h30, com o teatro de comédia “De Sogra e de Louco… todos temos um pouco”, uma produção da Associação Cultural “Ali’Arte”. Com texto e encenação de Rafael Ribeiro Rodrigues, apresentará em palco os atores André Cortina, Carla Lourenço, João Cobanco, Rosa Vieira, Rúben Menino e Tássia Camargo. Os bilhetes estão à venda no CRG, sendo de 5 euros para sócios e 7,5 euros para não-sócios.
Dia da Freguesia
Por fim, no domingo 17, volta o convívio em mais um “Dia da Freguesia”, que envolve todas as forças vivas locais, como sejam a colectividade, as escolas e a associação de pais, as comissões das igrejas e a Junta de Freguesia. Pelas 10h30, todos são convidados a caminhar pelo “Trilho da Raposa”, podendo depois repor as energias num almoço de porco no espeto e outras iguarias, no largo da Junta (ou no CRG, caso chova). Como habitual, haverá bancas de feirinha popular, com diversos produtos regionais, artesanato, além de bebidas e doçaria diversa. Haverá também apontamentos de animação e música com a banda “Vir’ó Baile”.
Missa de defuntos e romagem ao cemitério
O encerramento, como é já tradição, leva-nos a recordar e homenagear os familiares e amigos falecidos, com Missa e Ofício de Defuntos, às 17h00, seguida de romaria ao Cemitério (informa-se que não haverá Missa das 09h30 neste domingo).
As propostas são variadas e deveremos aproveitar ao máximo esta Semana Cultural, tanto nos momentos de diversão como nas oportunidades de ver bons espectáculos e também de enriquecermos a nossa cultura. O convite está feito!
LMF
.