A “Procissão Nocturna de Nossa Senhora do Fetal”, popularmente conhecida por “Procissão dos Caracóis”, encontra-se desde o dia 4 de Abril e durante 30 dias em consulta pública para inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

A candidatura foi submetida em Janeiro deste ano pelo Município da Batalha, através do Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, com a colaboração da Junta de Freguesia e da Comissão da Igreja Paroquial do Reguengo do Fetal, bem como da comunidade desta freguesia e seus emigrantes. O processo de candidatura obedeceu a um criterioso formulário que esclarece a importância histórica, devocional e patrimonial desta manifestação religiosa, acompanhado de fontes escritas, orais, webgrafia, fotografias, artigos e peças divulgados na comunicação social, filmes, documentários e arquivos sonoros.
Todos os elementos que integram o processo de inventariação estão disponíveis para consulta no site do Património Cultural. As observações em sede da presente consulta pública poderão ser enviadas para o e-mail: inpci@patrimoniocultural.gov.pt.
A procissão da Nossa Senhora do Fetal tem na sua génese o milagre da aparição de Nossa Senhora do Fetal a uma jovem pastora. A singularidade desta festividade é a iluminação nocturna criada a partir dos pavios colocados em cascas de caracol, utilizadas como lucernas, dispostas em vários locais, desenhando com luz saudações à Virgem, através de cruzes, tronos, moinhos, animais, que decoram paredes, muros, e casas, criando um ambiente único e propício à devoção espiritual.