A atleta Maria Jesus, do Atlético Clube da Batalha, alcançou a marca de qualificação para os 1.500 e para os 800 metros dos Campeonatos da Europa de Sub-18. Não sendo possível participar em ambas as distâncias, a opção será pelos 1.500 m. A primeira ronda desta prova terá lugar no Atletický štadión SNP Dukla, em Banská Bystrica (Eslováquia), na próxima quinta-feira, 18 de Julho, às 18h30 (17h30 na hora portuguesa).
Maria apresenta-se com a 26.ª melhor marca entre as 29 atletas inscritas e “será uma enorme proeza se for apurada para a final”, adianta o clube em comunicado. O primeiro objectivo, no entanto, será “bater o recorde pessoal, que está em 4m31s60cs”, refere, com evidente orgulho nesta sua atleta e no seu treinador, Casimiro Gomes.
Com esta participação de nível europeu, o AC Batalha assume uma mais vincada posição de referência no panorama do atletismo português, considerando que “sem deixar de ser um clube formador de jovens atletas, sendo um exemplo como organizador de eventos atléticos, passa agora a pertencer a um restrito grupo de clubes que conseguem ter atletas internacionais”. E, quanto a Maria Jesus, refere que é “uma referência e um modelo a seguir por outros jovens, que poderão igualmente a ter o orgulho de representar Portugal.