(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
“Conversa de Abril” com testemunho dos militares

“Conversa de Abril” com testemunho dos militares

No próximo dia 26 de abril, às 18h00, o Regimento de Artilharia n.º 4, em Leiria, recebe uma “Conversa de Abril” singular, com testemunhos históricos de quem participou na coluna militar de Salgueiro Maia. O evento, organizado com o apoio do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes, promete trazer memórias e reflexões sobre o dia que mudou Portugal.

No centro desta conversa estará o significado de Abril para os jovens militares da época. Sob a moderação do tenente coronel do Q. P., Mário João Ley Garcia, participarão quatro protagonistas da história: José Clímaco Pereira, José Afonso Oliveira, Manuel Bernardes Cruz e David Amaro.

Estes homens, cada um com sua própria perspectiva e experiência, compartilharão vivências únicas relacionadas com os eventos que culminaram na queda da ditadura. José Clímaco Pereira, José Afonso Oliveira e Manuel Bernardes Cruz, todos eles militares do Serviço Militar Obrigatório (SMO), fizeram parte da coluna militar de Salgueiro Maia, uma figura central nos acontecimentos da Revolução dos Cravos. Por outro lado, David Amaro, também militar do SMO, participou na coluna militar que partiu do Regimento de Artilharia n.º 4, em Leiria, rumo a Lisboa, no dia 26 de abril de 1974.

Nesta “Conversa de Abril”, os participantes não só revisitarão os eventos daquele período crucial da história portuguesa, como também discutirão o impacto profundo que esses acontecimentos tiveram sobre eles enquanto jovens militares. Será uma excelente oportunidade para se entenderem os eventos históricos em si e o seu significado e legado na perspectiva daqueles que os viveram.

Todos os interessados em testemunhar este momento de reflexão e memória estão convidados a participar na sessão. A entrada é livre e aberta ao público em geral.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.