(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Projecto “Limpar Portugal” | Autarquia da Batalha junta-se à campanha

>Projecto “Limpar Portugal” | Autarquia da Batalha junta-se à campanha

>Vivemos num país repleto de belas paisagens mas, infelizmente, todos os dias as vemos invadidas por lixo que aí é ilegalmente depositado. Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de cidadãos decidiu colocar mãos à obra e propor “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”. O projecto “Limpar Portugal” é um movimento cívico que tem como principal objectivo, no dia 20 de Março de 2010, remover todo o lixo depositado indevidamente nos nossos espaços verdes. Pretende-se, através da participação cívica, promover a comunicação e a reflexão sobre a problemática dos resíduos, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável. Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar o sítio do projecto na internet, www.limparportugal.org, onde tem toda a informação de como o fazer.
A iniciativa também está aberta a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais, à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento. Foi nesse sentido que a Câmara Municipal da Batalha, tal como alguns outros municípios do País, quis associar-se, tendo promovido uma sessão de informação e sensibilização, no dia 17 de Fevereiro, especialmente dedicada à participação da população do Concelho. Segundo a autarquia, tratou-se sobretudo de “uma jornada de sensibilização, já que temos um concelho relativamente, mas que ainda tem algumas zonas críticas”, apelando sobretudo aos casos de pessoas que têm alguns depósitos de entulho nos seus terrenos, já que a iniciativa se vai limitar aos terrenos públicos.
O primeiro passo desta acção está a ser a identificação das lixeiras existentes, identificadas por voluntários através do site www.3rdblock.net. Já estão contabilizadas cerca de 6 mil lixeiras, mil das quais no distrito de Leiria e 16 no nosso Concelho. Estão também registados cerca de 1500 voluntários no Distrito, mas o sucesso da iniciativa depende da mobilização e participação do maior número de pessoas possível.
Não esqueça: só com a sua ajuda se conseguirá realizar este objectivo com sucesso! Será, ao mesmo tempo, um dia de convívio e de alegre trabalho cívico. Inscreva-se já, contactando a Câmara Municipal ou através do site http://www.limparportugal.org/.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.