(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
VALORLIS distribui 800 compostores à população

VALORLIS distribui 800 compostores à população

A Valorlis reforça o seu papel junto da comunidade e volta a distribuir mais 800 compostores à população. A aposta no alargamento do Programa de Compostagem da Valorlis visa o tratamento na origem de resíduos urbanos biodegradáveis e conta com o apoio dos Municípios e Juntas de Freguesia da sua área de intervenção.

A Compostagem Doméstica é um processo natural de reciclagem de matéria orgânica, que permite aproveitar os resíduos provenientes da cozinha, e jardim, e transformá-los num fertilizante rico em nutrientes a que se chama composto. Ao ser utilizado, o composto melhora as características do solo, permite diminuir a quantidade de fertilizantes químicos e diminui a quantidade de água necessária para rega.

Os munícipes da área de intervenção da Valorlis, residentes nos concelhos da Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal, Porto de Mós e Ourém, que tenham um agregado familiar igual ou superior a duas pessoas, poderão inscrever-se e receber um compostor doméstico. Quem tiver jardim, quintal ou horta e quiser fazer parte do Programa de Compostagem da Valorlis, deverá fazer a inscrição, preenchendo o formulário disponível em www.valorlis.pt até 30 de junho[1]. Depois da inscrição, os munícipes são convocados para participar numa ação de sensibilização, sobre as boas práticas da compostagem doméstica, e receber o seu compostor.

Marta Loia Guerreiro, Administradora Delegada da Valorlis, afirma que “Reconhecemos o potencial da prática de compostagem doméstica, na vertente da valorização da matéria orgânica e na sensibilização da população para práticas saudáveis e amigas do ambiente. Pretendemos, com este projeto, proporcionar condições aos munícipes para reciclarem os resíduos que produzem nas suas habitações, com vantagens económicas e ambientais para todos.”

No âmbito da segunda fase do projeto “Compostar Outra Forma de Reciclar” a decorrer desde 2021, há mais 2.872 munícipes a realizar o processo de compostagem doméstica, com um compostor oferecido pela Valorlis, tendo sido realizadas mais 50 ações de sensibilização.

A compostagem doméstica contribui para a educação de práticas saudáveis e amigas do ambiente, permitindo que os participantes produzam o seu próprio composto, que pode ser utilizado nos jardins ou hortas domésticas, e ainda desviar resíduos orgânicos de aterro sanitário. 

Fonte: Valorlis

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.