>”Despertar para o Património”

>”Despertar para o Património”

>Sessão de esclarecimento no centro paroquial

O núcleo de estágio do Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima, do curso de Conservação e Restauro do Instituto Politécnico de Tomar, irá realizar, em cada uma das vigararias da diocese de Leiria-Fátima, durante os meses de Abril, Maio e Junho, uma sessão de esclarecimento intitulada “Despertar para o Património”. A primeira será, precisamente, no Centro Paroquial da Batalha, já no dia 20 de Abril, pelas 21h30.
“Num país onde o conceito de património tem vindo a ganhar cada vez mais importância, existe ainda algum desconhecimento quanto ao seu estado real e os cuidados a ter para que possa ser preservado; assim, torna-se essencial, não só divulgar esse património, como também sensibilizar para a sua conservação”, refere a organização, adiantando que “o património religioso, móvel e imóvel, detém a grande maioria das obras de arte no País e as de maior valor artístico e documental”, pelo que a consciencialização para estas questões ganha ainda maior importância.
Nesse sentido, pretende-se, com este projecto, “esclarecer párocos, zeladores das igrejas, concelhos paroquiais e paroquianos em geral, de uma forma cientificamente rigorosa, mas acessível a todos”, com recurso a alguns exemplos práticos.
De referir que este projecto conta com apoio da Comissão de Arte e Património da Diocese de Leiria-Fátima, da Região de Turismo Leiria-Fátima, do Instituto Politécnico de Tomar e do Instituto Missionário da Consolata.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.