(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>”28 Anos a servir o Concelho”

>”28 Anos a servir o Concelho”

>Aurélio Gonsalves escreve sobre os Bombeiros da Batalha

Foi apresentado, no passado dia 12 de Maio, no auditório municipal da Batalha, o livro “28 Anos a servir o Concelho – Bombeiros Voluntários da Batalha”, da autoria de Aurélio Gonsalves, que foi o primeiro comandante da instituição e é agora seu comandante honorário. Uma publicação que contou com o apoio do Município da Batalha, da Caixa de Crédito Agrícola da Batalha e da empresa Construções Pragosa.
Perante uma plateia de mais de uma centena de pessoas, sobretudo ligadas à vida da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Batalha (AHBVB), coube ao historiador batalhense José Travaços Santos a apresentação da obra, que considerou uma “forma transparente e às vezes luminosa de falar dos actos nobres do Bombeiros” e um valioso contributo para a história local, em 263 páginas profusamente ilustradas. “Trata-se da história de uma associação que, não obstante ainda não ter muitos anos de actividade, tem um notável historial de esforços, de sacrifícios e de relevantes serviços prestados às comunidades local e regional”, afirmou Travaços Santos, considerando ainda que é uma “obra bem delineada e completa e um precioso registo dos actos e das pessoas dos Voluntários batalhenses, bem como um contributo sério para a história da vila e do concelho da Batalha, desde os anos 70, em que António da Silva Jordão, Joaquim Carrasqueiro de Sousa, Orlando Saraiva Mendes Antunes, Cláudio Pereira da Silva e João Manuel Silva Santos idealizaram e levaram avante a constituição duma corporação de bombeiros”.
Na ocasião, após os agradecimentos do autor a todos os que contribuíram para esta edição, o presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Leiria e representante da Liga Portuguesa de Bombeiros (LPB), José Ferreira, salientou o espírito de serviço e altruísmo que Aurélio Gonsalves passou da sua própria experiência de vida para as páginas deste livro. “Galardoado com o crachá de ouro da LPB, apesar de actualmente afastado da actividade por motivos de saúde, a ele bem se aplica a expressão «Uma vez bombeiro, bombeiro para sempre!», perpetuando a história de uma causa que ele próprio ajudou a nascer e muito contribuiu para grandes e decisivos passos do crescimento”, afirmou José Ferreira.
Também António Lucas, presidente da Câmara da Batalha, quis agradecer este “valioso contributo para a história do concelho”, bem como “todo o trabalho do autor nesta área, sobretudo como comandante do BVB e como delegado da protecção civil, sempre disponível, actuante e empenhado”. E porque o assunto estava sobre a mesa, o autarca lembrou a época de incêndios que se avizinha, salientando a preparação que está a ser feita, de acordo com o plano municipal de emergência. “todos os dispositivos de prevenção e combate estão alerta e prontos a intervir, mas é importante, sobretudo, a sensibilização de todos para a responsabilidade social nesta matéria”, alertou.
LMF

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.