(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Exposições na Batalha

>Exposições na Batalha

>“Mistura de Cores II”
Está patente na galeria Mouzinho de Albuquerque, de 22 a 30 de Maio, a exposição de pintura “Mistura de Cores II”, que reúne trabalhos de alunos do 9º ano (C e D) da Escola Secundária da Batalha.

João do Vale apresenta “Verso”
João do Vale, artista plástico de Leiria, realiza a sua primeira exposição na Batalha, de 1 a 12 de Junho, na galeria Mouzinho de Albuquerque. O autor iniciou o seu percurso artístico em 1995 e, em 2002, passou a realizar diversas exposições individuais e colectivas um pouco por todo o País. “Verso” – assim se chama a mostra agendada – pretende abarcar todo o percurso produtivo de João do Vale, marcado por uma cromia forte e por formas distintas e diferentes. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 17h30, e aos sábados e domingos, das 14h30 às 18h30.

“Gárgulas do Mosteiro da Batalha”
É uma exposição inédita e pretende desvendar a simbologia que as gárgulas do Mosteiro da Batalha encerram em si mesmas. Alguns historiadores defendem a ideia de que estes elementos ornamentais, na sua maioria grotescos, apresentavam funções protectoras. Foi sobretudo na época medieval, mais concretamente nos séculos XII e XV, a partir da construção das grandes capitais góticas, que as gárgulas viriam a popularizar-se na Europa ocidental, com destaque para França e Inglaterra e, embora em menor escala, em Portugal.
É uma exposição a não perder, que contará com a participação dos alunos do Curso de Cantaria da Escola de Artes e Ofícios Tradicionais da Batalha. De 14 a 30 de Junho, na galeria Mouzinho de Albuquerque.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.