(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>”Monte Lunai” apresenta-se na Batalha

>”Monte Lunai” apresenta-se na Batalha

>Dança e música tradicional europeia

A praça Mouzinho de Albuquerque, na vila da Batalha, recebe, no próximo dia 14 de Julho, sábado, com início às 21h30, um magnífico espectáculo de música e dança, apresentado pelo grupo “Monte Lunai”. Trata-se de um projecto formado por cinco músicos que se dedicam a uma reinvenção da dança e do baile tradicional, no contexto da música tradicional europeia. É composto por um violinista, um contrabaixista, um tocador de flautas, rausschpheif, clarinete popular, gaita de foles, didgeridoo, berimbau e outros, um percussionista e um guitarrista. O grupo faz-se, ainda, acompanhar por especialistas na arte da dança, que trabalham a interligação entre o grupo e o público, ao qual é exemplificada a coreografia e pedida a participação activa na festa.
A música dos “Monte Lunai vai ao encontro da actual redescoberta dos temas da dança tradicional. De toda a Europa, toca temas de baile, como a muiñeira da Galiza, o hanter’dro da Bretanha, a contradança, a valsa, a mazurca, e também danças da Grécia, da Ucrânia, de Itália e de Portugal, equilibrando uma roda de culturas e de formas diversas de tocar os instrumentos, também eles portadores de informações culturais tradicionais muito próprias.
Trata-se, pois, de um grupo que vive para o palco e para o baile, tendo já actuado por todo o País e para os mais variados públicos. De particular relevância foram, por exemplo, os bailes no Andanças, em S. Pedro do Sul, na Quinta da Regaleira, em Sintra, e no Castelo de São Jorge, em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, entre outros.
Como o próprio nome pretende indicar, “Monte Lunai” é a junção de dois termos de origens ou de épocas diferentes: o primeiro é actual e de significado imediato; o segundo poderá remeter para um imaginário antigo, de sabor vagamente medieval. A não perder, esta oportunidade única de os ver e com eles festejar a miscelânea cultural europeia.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.