(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>”O Mosteiro é para mim…”

>”O Mosteiro é para mim…”

>Livro reúne testemunhos sobre o Mosteiro da Batalha

Qual a opinião que o visitante comum expressa quando circula pelo Mosteiro da Batalha? Que sentimentos e sensações provoca este monumento junto de quem o conhece? Serão semelhantes as opiniões de um português ou de um alemão sobre o que representa para eles este monumento?
Estas e outras questões motivaram a publicação da obra “O Mosteiro é para mim…”, cujo lançamento vai ocorrer no próximo sábado, dia 30 de Junho, às 18h00, no auditório do Mosteiro da Batalha.
A publicação obedeceu, desde o início, a um pressuposto de leitura informal, cujos protagonistas os cidadãos comuns, gente que visita o Mosteiro e que o apreende à sua maneira, que retira para si um conjunto de impressões e afectos, por sua vez transmitidos aos filhos, aos amigos e aos vizinhos.
Registando o envolvimento activo dos alunos e docentes das escolas Profissional de Artes e Ofícios Tradicionais e da Secundária da Batalha, os cerca de 50 depoimentos reunidos evidenciam a grandeza e imponência que o Mosteiro de Santa Maria da Vitória oferece a quem o visita. Assim, desde o cidadão de Nova Iorque, que afirma “não ter nada assim nos Estados Unidos”, à jovem angolana que expressa o seu contentamento “por ter vindo à Batalha”, a edição de “O Mosteiro é para mim…” apresenta diversas formas de expressão sobre esta obra de arte arquitectónica mundial. Mesmo o depoimento simples e genuíno de quem diz: “Isto não tem explicação, eu não tenho palavras para exprimir a beleza deste monumento. Tudo o que aqui está é bonito, tudo o que aqui está é maravilhoso. É magnífico”.
De referir que esta é mais uma iniciativa inserida promovida pelo Município da Batalha no contexto da eleição das Sete Maravilhas Arquitectónicas de Portugal, para a qual se convida toda a população.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.