(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Artes vão animar IPSS

>Artes vão animar IPSS

>Câmara faz parceria com a SAMP

Os utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho da Batalha vão passar a contar com um programa de artes performativas – que inclui a música, o teatro e a dança – a par da ginástica geriátrica que é oferecida desde há quatro anos pela autarquia.
O novo projecto, intitulado “Novas Primaveras”, resulta de uma parceria estabelecida entre a edilidade e a Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP), e tem como principal objectivo “levar os utentes das instituições envolvidas a ver e a ouvir de uma outra forma a arte”.
Com uma esperança de vida cada vez maior, os idosos confrontam-se com longas permanências em instituições de acolhimento e com a ausência de programas ocupacionais adequados, nomeadamente, na área da cultura. Procurando responder a esta necessidade, o presente programa pretende oferecer-lhes a oportunidade de participarem activamente em iniciativas nas áreas da música, da dança e do teatro, “onde a criatividade e a memória são elementos centrais”, explica Paulo Lameiro, director da SAMP, que tem já experiência muito positiva em lares do concelho de Leiria. Assim, técnicos com formação nas diversas áreas e devidamente habilitados para o efeito deslocar-se-ão semanalmente aos lares, onde desenvolverão os programas e distribuirão materiais pedagógicos inovadores, para “estimular a criatividade e as práticas expressivas individuais e de grupo”.
O músico Paulo Lameiro adianta ainda que “na Batalha, vamos tentar fazer um trabalho intergeracional, juntando as experiências dos idosos com as das crianças, já que as IPSS que integram o projecto acolhem estas duas valências de lar e de jardim-de-infância”. Pretende-se desta forma, não só estimular a arte em cada um dos destinatários, mas também aproveitar a partilha de conhecimentos dos mais velhos e a dinâmica e vitalidade dos mais novos. Espera-se que uns e outros se divirtam em conjunto e aprendam também a expressar-se em novas formas de arte, para uma ocupação mais rica e motivadora dos seus tempos livres.
LMF

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.