(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Cremilde expôs em Leiria

>Cremilde expôs em Leiria

>Utentes da OASIS mostram trabalhos

Como noticiámos na última edição, a golpilheirense Cremilde Monteiro fez uma exposição dos seus trabalhos de pintura, no IPJ de Leiria, de 3 a 19 deste mês. Foi uma mostra conjunta com outro colega, também portador de deficiência, utente da associação OASIS – Organização de Apoio e Solidariedade para a Integração Social, que levou àquele espaço alguns dos trabalhos efectuados pelos utilizadores do seu centro de actividades ocupacionais, em louça, tecido, madeira e outros materiais.
Recorde-se que esta Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS), sediada nos Pousos, tem como objectivo “apoiar cidadãos maiores de 16 anos que sofram alguma deficiência física ou mental, promovendo o desenvolvimento das suas capacidades pessoais, relacionais e profissionais e apoiando as respectivas famílias”. O centro de actividades é frequentado por 55 pessoas, das quais 26 residem no lar da instituição, em regime de rotatividade. Esta exposição surgiu em resposta a uma oportunidade de trazer a público alguns dos trabalhos ali desenvolvidos, procurando dar a conhecer os talentos, muitas vezes escondidos, das pessoas com maiores limitações de vária ordem, bem como a própria IPSS onde são acolhidos.
Tivemos oportunidade de visitar e exposição e constatar a qualidade de algumas peças ali expostas. O destaque vai para os quadros da Cremilde e do João Miguel Mandsley, que ombreiam com muitos pintores habituados às galerias. Em conversa connosco, a Cremilde quis enviar um cumprimento os leitores do Jornal da Golpilheira, que a incentivam a continuar a sua arte, na pintura e na escrita, muitos dos quais a felicitaram depois do texto que publicámos sobre ela no jornal de Junho. “Agradeço do fundo do coração o carinho que me dão e desejo a todos muita força para viver a vida, mesmo quando é dura, porque se for levada com optimismo, coragem e alegria, Deus ajuda-nos a suportar as dificuldades”, afirma a artista.
Fazemos votos para que a Cremilde consiga realizar o seu próximo projecto, que é trazer a exposição dos seus trabalhos à Batalha, mais próximo dos seus conterrâneos e amigos.
LMF

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.