(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Programas na região…

>Programas na região…

>Arquivo Distrital de Leira Bica… histórica
À segunda quarta-feira de cada mês, às 18h00, o Arquivo Distrital de Leiria convida todos os interessados para uma conversa à descoberta da história local, numa bica ao fim da tarde. A primeira edição de 2008 foi no dia 9 de Janeiro, sobre “O Despotismo Iluminado Português”, tendo como ponto de partida a análise do assento de óbito do Marquês de Pombal de 1782. A próxima será no dia 13 de Fevereiro, sobre “Invasões Francesas: Registos paroquiais de Campelo, 1811”, com Ricardo Charters de Azevedo, ex-representante da Comissão Europeia em Portugal. Para os amantes de história … estas são sessões absolutamente a não perder!

Em Leiria Colóquio sobre Miguel Torga
O Jornal das Cortes e a Delegação de Leiria do INATEL organizam, no próximo dia 2 de Fevereiro, a partir das 14h30, um colóquio sobre “Miguel Torga em Leiria”, no auditório da Caixa de Crédito Agrícola, em Leiria. Esta iniciativa pretende assinalar o centenário do nascimento do escritor, divulgar a sua vida e obra e reavivar as memórias da vivência do médico e escritor em Leiria. Vão estar presentes cerca de uma dezena de participantes, que abordarão temáticas que vão da história à literatura, havendo uma mesa redonda com leirienses que conviveram directa ou indirectamente com o escritor. À noite, no teatro Miguel Franco, haverá a representação da peça “No Rasto de Miguel Torga”, pelo grupo URZE Teatro, de Vila Real, numa iniciativa da Câmara de Leiria.
Terá ainda lugar, no local do colóquio, uma exposição bibliográfica da responsabilidade da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira. A filha do escritor, Clara Rocha, confirmou já a sua presença, tendo sido convidada para presidir à Comissão de Honra.

Formação na Holanda “Intercâmbios”
Promovido pela Agência Nacional do Programa Juventude em Acção, vai realizar-se em De Glind – Holanda, de 13 a 18 de Fevereiro, um curso de formação ATOQ sobre projectos de qualidade de intercâmbios, dirigida a pessoas envolvidas na área da juventude: líderes juvenis de grupos não formais, voluntários ou trabalhadores em associações sem fins lucrativos, com idade igual ou superior a 18 anos e com bons conhecimentos de inglês. Avaliar as experiências de intercâmbios nos quais os formandos tenham participado e o impacto causado; reflectir sobre os objectivos/conteúdos dos intercâmbios e aprofundar conhecimentos e capacidades para a organização de intercâmbios de melhor qualidades são os objectivos desta acção de formação.
Info: IPJ ou www.juventude.gov.pt

Inscrições no IPJ de Leiria “Euroscola”
O concurso “Euroscola” é uma organização do Instituto Português da Juventude e do Gabinete do Parlamento Europeu em Estrasburgo, que conta com a participação da Assembleia da República e das Direcções Regionais da Juventude dos Açores e da Madeira. Com a finalidade de seleccionar escolas que irão participar nas sessões “Euroscola”, no Parlamento Europeu, o concurso pretende: familiarizar os jovens participantes com o funcionamento das instituições europeias; consciencializá-los sobre a sua condição de cidadãos europeus e a sua intervenção na organização futura da Europa e oferecer-lhes uma tribuna onde possam exprimir as suas opiniões pessoais valorizando o seu envolvimento no projecto europeu.
Podem candidatar-se, até ao dia 31 de Janeiro, as escolas participantes no Parlamento dos Jovens/Secundário, que tenham eleito um número superior a 10 deputados para a respectiva sessão escolar.
Info: IPJ ou www.juventude.pt

Em Alcobaça Debater a Educação
O Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra, em Alcobaça, em parceria com a FERLEI – Federação Regional de Associação de Pais e Encarregados de Educação de Leiria e a Câmara Municipal de Alcobaça, organiza o III Seminário para a Educação, com o principal objectivo de reunir todos os parceiros da comunidade educativa. Será no dia 26 de Janeiro, na Biblioteca Municipal de Alcobaça.
O seminário enquadra-se nas acções decorrentes da leccionação do Curso de Especialização em Administração Escolar e visa contribuir para a reflexão sobre temas pertinentes na actualidade educativa, adquirindo e transmitindo informação, que permita, quer em casa, quer na escola, um diálogo mais aberto e franco, sem preconceitos e verdadeiramente actuante. Assim, além dos pais, professores, alunos e outros agentes educativos, este evento é de entrada livre a todos os interessados.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.