(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Rei Jesus

>Rei Jesus

>Autor: Robert Graves
Edição: Guerra e Paz

À data da publicação original de Rei Jesus, em 1946, Jesus Cristo ainda constituía um tema delicado, e o questionamento dos evangelhos canónicos era assunto capaz de gerar uma tempestade de controvérsia. Até Winston Churchill – um apaixonado pelo livro em privado – se sentiu constrangido a agradecer de forma circunspecta a Robert Graves. Embora o autor tenha perdido a sua fé cristã nas trincheiras da Primeira Grande Guerra, nunca perdeu o respeito por Cristo, nem sequer neste texto único e vanguardista.
Rei Jesus impressiona os leitores pela sua lucidez, sabedoria e tocante sinceridade. O Cristo de Graves, figura trágica e atormentada, é apresentado como um inimigo da Mulher. O seu destino, contudo, é tornar-se um dos “heróis” dela – uma terrível ironia que ninguém quererá perder. A simpatia com que Cristo é tratado, vinda de um homem que não acredita no Cristianismo enquanto religião apropriada para poetas, constitui uma verdadeira proeza da imaginação.
Não é exagerado dizer que este é um dos mais poderosos relatos ficcionais sobre a vida de uma das figuras mais marcantes da História. Os leitores certamente se deixarão enfeitiçar pelo livro, conquistados pela paixão com que foi escrito e pelas teorias fascinantes que encerra.

(Capa da obra)

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.