(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>”Tudo a ler” deu 100 livros à escolinha da Golpilheira

>”Tudo a ler” deu 100 livros à escolinha da Golpilheira

>Jardim-de-infância ganhou campanha do Continente

As lojas Modelo e Continente levaram a efeito, entre 25 de Setembro e 31 de Dezembro de 2007, a 2ª edição da campanha “Tudo a Ler”, que visava “ajudar a equipar as bibliotecas escolares com livros e contribuir para o desenvolvimento dos hábitos de leitura entre as crianças”. Consistia na oferta aos consumidores um cupão por cada 30 euros de compras, no qual se pedia a indicação de um estabelecimento de ensino como beneficiário da oferta de 100 ou 200 livros, conforme se tratasse de um jardim-de-infância ou de uma escola do 1º ou 2º ciclo. O prémio seria, depois, entregue às escolas que recebessem mais “votos” nesses cupões.
No caso do Continente de Leiria, foram vencedores o Jardim-de-Infância da Golpilheira (12356 cupões), a Escola Básica do 1º Ciclo dos Capuchos (2897 cupões) e a Escola Básica do 2º e 3º ciclos José Saraiva (9003 cupões).
Acompanhámos a cerimónia de entrega dos livros ao Jardim da Golpilheira, onde marcaram presença o director e a secretária administrativa do hipermercado de Leiria, Francisco Grilo e Margarida Gonçalves, bem como o presidente da Junta de Freguesia local, Carlos Santos, vários pais e encarregados de educação, os educadores e auxiliares e, claro, as cerca de 40 crianças da instituição.
Foi uma sessão simples, mas vivida com muita alegria, sobretudo pelos mais pequenos, com tantos livros novos para descobrir… Com impaciência aguardaram o momento de abrir os embrulhos e com curiosidade os desfizeram, para ficarem deslumbrados com tantas cores, imagens e letras que deles saíram. Foram 100 novos amigos que conquistaram e que efusivamente mostraram na foto de conjunto, para que a data fique recordada para a posteridade. Depois de desfolharem alguns por breves instantes, foram arrumá-los com cuidado na estante nova, ao pé da mochila gigante que faz parte da decoração deste conjunto oferecido pelo Continente. Agora haverá tempo para, com calma, ao longo dos dias que se seguem, irem conhecendo, uma a uma, todas as histórias emocionantes que eles guardam.
Segundo o Francisco Grilo, esta campanha “reflecte a importância que a área da educação tem para o Continente, pois acreditamos que os projectos que apoiam as instituições de ensino, seja no sentido de as equipar ou de as ajudar na formação das crianças, permitem dar lugar a uma geração mais preparada para os desafios futuros”. Ao mesmo tempo, é uma forma de “reforçar os laços entre as lojas Continente e as comunidades e instituições locais onde estas se inserem”, afirmou este responsável.
Esta iniciativa de responsabilidade social do Continente na área da educação envolveu um total 9395 escolas de todo o País, com mais de 500 mil cupões entregues nas tômbolas, o que representou um aumento de 48% da adesão ao concurso relativamente ao ano anterior. Daí resultou a entrega de 10.500 livros a 63 novas bibliotecas escolares. Integrando-se numa parceria com o Plano Nacional de Leitura, que indica os livros adequados ao público-alvo, totalizou nestes dois anos a entrega de 20.000 livros a instituições de ensino.
Luís Miguel Ferraz

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.