(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Peregrinação das crianças

>Peregrinação das crianças

>“Jesus, só Tu és a verdade”

A Peregrinação das Crianças é um dos momentos mais característicos do Santuário de Fátima, que se prepara antecipadamente para acolher milhares de crianças, nos dias 9 e 10 de Junho.
Também este ano as crianças são convidadas a deslocar-se a Fátima com os seus familiares ou catequistas, para participar nesta iniciativa de oração e de festa, que teve no passado ano de 2007, pela primeira vez, um carácter internacional, com a participação de um grupo de crianças da Áustria.
Em continuidade com o projecto iniciado no início do milénio, o de dedicar cada ano a um mandamento da Lei de Deus, em 2008 o Santuário propõe à reflexão dos peregrinos o 8º Mandamento – “Não levantar falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo)”. Este também será o tema central da peregrinação, sintetizado no slogan que conduz ao essencial: “Jesus, só Tu és a Verdade!”.
“É o tema da cultura da verdade, em contraposição com a mentira, tema muito pertinente na sociedade de hoje”, explica a comissão que prepara a peregrinação das crianças. Na carta enviada aos párocos e catequistas de todo o País, a comissão propõe que as crianças enviem para o Santuário orações para as preces da Eucaristia do dia 10: pedidos que evoquem os danos causados pela mentira e os benefícios da verdade.
Quanto ao programa, sugere-se aos grupos que chegarem a Fátima no dia 9 de Junho que participem na celebração mariana das 21h30, na igreja da Santíssima Trindade, e que se inscrevam para um tempo de adoração eucarística – como fazia o beato Francisco, o adorador e grande amigo de “Jesus Escondido”.

Concurso: Francisco, o amigo de «Jesus escondido»
No âmbito da Peregrinação das Crianças, tal como aconteceu nos últimos dois anos, é proposto às crianças um concurso, que culminará a 10 de Junho. Como está a decorrer este ano o 100º aniversário do beato Francisco (11-06-1908), e porque também ele, a Lúcia e a Jacinta sofreram em defesa da verdade das Aparições, este Pastorinho de Fátima será apresentado durante a peregrinação como modelo a imitar. Assim, propõe-se às crianças e adolescentes da catequese e das ATL a participação num concurso de texto (manuscrito) ou desenho, intitulado “Francisco, o amigo de «Jesus escondido»”. O regulamento e os textos de apoio estão disponível na página do Santuário na internet (www.santuario-fatima.pt).
A resposta às iniciativas – os textos para as preces da Eucaristia, os trabalhos sobre a figura e vida do beato Francisco e o envio da ficha de inscrição de grupos para um tempo de adoração no dia 9 à noite – devem chegar ao Santuário até 30 de Abril, para a morada: Concurso para Crianças Apartado 31 2496-908 Fátima.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.