(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Vila da Batalha com animação em catadupa

>Vila da Batalha com animação em catadupa

>Concurso de Espantalhos, Feira Rural, Encontro da Pedra, Feira de ATL, FIABA e Feira Medieval…

Bem podemos dizer que a vila da Batalha não vai ter tempo para respirar nos próximos quatro fins-de-semana. A programação cultural e de animação tem propostas para todos os gostos. Na notícia abaixo, a que promete ser a mais grandiosa: a Feira Medieval.

ESPANT’arte 2008
O Concurso e Exposição de Espantalhos “ESPANT’arte 2008” vai dar vida às principais praças da vila, em duas das importantes realizações que a vila vai acolher, nos próximos dois fins-de-semana (ver a seguir).
Trata-se de uma organização do Município, em colaboração com o Museu da Comunidade Concelhia, que reedita a iniciativa realizada em 1996 e em 2006, com excelente aceitação por parte do público.
Elementos marcantes da ruralidade do nosso concelho, os espantalhos são imitações da figura humana, vestidos com roupas velhas e de cores garridas, a fim de assustar as aves e animais que ameaçam as colheitas. O desafio lançado às associações, colectividades, Actividades Tempos Livres (ATL) e instituições de ensino público e privado do concelho foi o de recriarem esses típicos bonecos da vida rural, contribuindo assim para a preservação e transmissão às gerações mais novas dessa tradição agrícola. Ao mesmo tempo que se pretende premiar a criatividade dos participantes, junta-se o objectivo de sensibilizar os criadores e o público para a temática ambiental e da reciclagem, uma vez que será considerada a reutilização de materiais diversos.
A divulgação dos vencedores está marcada para o dia 25, pelas 18h30.

Feira Rural e Encontro da Pedra
Mel, azeite, flores naturais, produtos alimentares biológicos, vinho, doçaria regional e cerâmica artística são alguns dos produtos em destaque na I Feira Rural da Batalha, que se realiza de 23 a 25 de Maio, na praça D. João I. Em simultâneo, na praça Mouzinho de Albuquerque, decorrerá o IV Encontro da Pedra, com a participação de mais de vinte mestres canteiros de todo o País, que, ao vivo, divulgarão as técnicas e os saberes da sua arte.
Os dois eventos resultam de uma parceria do Município da Batalha e da Escola Profissional de Artes e Ofícios Tradicionais da Batalha, contando com o apoio do URBCOM – Programa de Urbanismo Comercial dos Centros Históricos de Leiria, Porto de Mós e Batalha e da ADAE – Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura.
Com a I Feira Rural da Batalha pretende-se potenciar e estimular os valores e as capacidades endógenas da região da Alta Estremadura, com particular incidência junto dos diversos produtores rurais, dando a conhecer alguns dos seus produtos de manifesta qualidade. O evento visa ainda “desenvolver estratégias capazes de assumir o desenvolvimento regional sustentável como um importante desafio a alcançar”.
Já publicámos na última edição o programa de animação destes eventos, mas recordamos que terão lugar diversos momentos musicais, nomeadamente, música tradicional, uma tuna universitária e um espectáculo de fado, a decorrer no dia 24 de Maio, às 21h30, na praça Mouzinho de Albuquerque. Estarão também disponíveis para o público em geral diversos jogos tradicionais, estando previsto, no dia 23 de Junho, às 17h30, na sala de sessões do Município, o lançamento da obra “Jogos Tradicionais da Alta Estremadura”, publicação que resulta da pesquisa dos alunos e professores da EAOTB.
Como referido acima, os espantalhos do concurso “ESPANT’arte” animarão estes espaços.

Feira das ATL com palhaço Picolé
Insufláveis, caracterização facial, oficinas de pintura e trabalhos manuais, jogos tradicionais, música e a famosa palhaço Picolé da “Praça da Alegria” (RTP) são os ingredientes de mais uma Feira das ATL que, a 31 de Maio e 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, decorre na praça Mouzinho de Albuquerque.
Organizado pela rede concelhia de ATL e pela autarquia da Batalha, o programa é marcado pela animação e pretende, sobretudo, dar a conhecer aos pais as actividades desenvolvidas pelos educandos nos tempos livres.
O espectáculo da Picolé será no domingo, dia 1 de Junho, a partir das 17h00.
Mais uma vez, haverá oportunidade para apreciar os trabalhos do “ESPANT’arte” na praça.

FIABA estreia recinto
A decorrer de 5 a 8 de Junho, a Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha (FIABA) vai instalar-se este ano no largo Cónego Simões Inácio completamente remodelado e com inequívocas melhorias de piso, redes de águas, iluminação, etc.
Com grande envolvimento das associações do concelho da Batalha, o certame tem conquistado, ao longo dos últimos anos, grande destaque em toda a região, conciliando a gastronomia típica e o artesanato genuíno, este último em representação das diferentes regiões de Portugal.
Nesta XVIII edição, a FIABA contará com 17 tasquinhas, mais de 60 artesãos de todo o País e um programa de animação diversificado, que inclui a transmissão em ecrã gigante do jogo da fase final do Europeu de Futebol, entre Portugal a Turquia. Mas não faltarão os coloridos espectáculos das escolas concelhias e os sons mais tradicionais do folclore e da música popular, de que destacamos a actuação do rancho folclórico “As Lavadeiras do Vale do Lena”, da Golpilheira, na tarde do primeiro dia. Também o pop-rock marcará presença, com Orlando Luís & Banda Shortcut na noite de abertura. Ainda no campo da música, as novidades vão para “Monte Lunai”, com o folk das danças tradicionais europeias, no dia 6, e para o grupo de percussão feminina “Tucanas”, que tem granjeado pelo país grande popularidade e irá encerrar o certame, na última noite.
O programa incluirá ainda o XX Encontro Nacional de Coleccionadores, no dia 7, e a primeira edição do Encontro Nacional de Pacotes de Açúcar, no dia seguinte.
LMF

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.