(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Carta do Brasil – Padre João volta à Golpilheira

>Carta do Brasil – Padre João volta à Golpilheira

>Caríssimos amigos, um grande e forte abraço, grande como o Brasil!
Parece mentira, mas é verdade… já lá vão três anos desde a minha última passagem pela nossa terra querida. Nossa terra é sempre nossa terra e não há outra igual! Nada pode substituir o nosso bom povo, os nossos costumes, as nossas tradições, as nossas amizades, os nossos bons vinhos, as nossas comidas e as nossas famílias.
Os superiores, depois dum pequeno período em Jaguarari, onde ajudei muitas famílias sem nada e cujas crianças estavam em risco de vida, em todos os sentidos, pediram-me para eu vir para São Paulo, a maior cidade da América Latina.
Aqui há “tudo” e “um pouco de tudo”. A igreja é bonita, a classe é “A”. Mas, por este motivo, estou ajudando três cresces com uma soma mensal e também 50 famílias muito carentes, a quem damos a cesta básica mensalmente. Distribuímos agasalhos no Inverno e fazemos o “bar da pechincha”, um dia por semana, vendendo por um preço simbólico todo o material que nos chega às mãos, pois não é bom que levem tudo de graça.
São Paulo diz-nos: “A caridade perdoa todos os pecados”. Estamos iniciando o Ano Paulino e certamente vai mexer muito connosco, católicos, e também de outras denominações cristãs.
Quando chegar aí espero ter tempo para explicar tudo. Chegarei a Portugal no dia 7 de Agosto. No dia 24 partirei para Roma, onde ficarei até ao fim de Setembro, para participar de um curso de actualização dentro do meu Instituto. Voltarei para Portugal e, pelo dia 26 de Outubro, já estarei de regresso ao Brasil, na cidade de São Paulo.
Até lá, um grande abraço do sempre vosso amigo, missionário no Brasil,
P. João Monteiro da Felícia

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.