(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Caritas organiza formação sobre Alzheimer na Batalha

>Caritas organiza formação sobre Alzheimer na Batalha

>A Caritas Diocesana de Leiria, em colaboração com a Alzheimer Portugal – Delegação Centro e o apoio da Câmara Municipal da Batalha, vai promover uma acção de formação, sob o lema “Alzheimer – conhecer para bem cuidar”, que visa “promover a preparação das pessoas que prestam cuidados a estes doentes, para que o façam com o máximo de eficácia para estes e com o mínimo de desgaste para si próprios”. Orientada por profissionais do Centro de Saúde de Pombal e do Centro Hospitalar de Coimbra, terá lugar no dia 5 de Março, das 09h00 às 16h00, no auditório municipal da Batalha.
Estima-se que, em Portugal, mais de 70.000 pessoas sofram de Doença de Alzheimer. É uma demência que afecta, normalmente, pessoas com mais de 50 anos, de instalação insidiosa, com agravamentos progressivos, lentos e irreversíveis. Com a evolução da doença, os pacientes tornam-se incapazes de realizar qualquer tarefa, perdem-se, deixam de reconhecer familiares, perdem a autonomia e necessitam de vigilância permanente.
Mas doença não se reflecte apenas na pessoa em que é diagnosticada, tendo um forte impacto na família e na comunidade. As famílias afectadas pelo drama humano e social desta doença têm grandes dúvidas e dificuldades no acompanhamento dos doentes. Os cuidadores são submetidos a uma forte pressão psicológica, muitas vezes acompanhada de depressão, stress, perda de resistência física, problemas de ordem conjugal, dificuldades em encontrar apoio social e problemas financeiros que a situação determina, pelo que necessitam de ajuda, como esta que a Cáritas agora se propõe. Isto porque a melhor maneira de enfrentar a doença e promover a qualidade de vida dos pacientes, familiares e amigos é estar atento aos sinais de alerta, conhecer as suas manifestações, evolução e diferentes recursos e estratégias para acompanhar e minimizar os seus efeitos.
A acção enquadra-se no programa da Semana Cáritas e visa contribuir para a divulgação de boas práticas nesta área e da inclusão do impacto causado pela doença de Alzheimer nas respostas socio-caritativas em desenvolvimento nas paróquias. É dirigida a cuidadores, nas famílias ou nas instituições, e a quantos se interessam pelo problema. A inscrição é obrigatória e deverá ser feita na Cáritas (244 823 692 ou leiria@caritas.pt ), até dia 1 de Março (limitado a 200 participantes).

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.