(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Limpeza das margens do Lena

>Limpeza das margens do Lena

>As margens do rio Lena foram limpas, libertando o leito do rio, evitando que o mesmo transbordasse com as recentes chuvadas. Noutros tempos, sem este trabalho, os terrenos eram inundados por alguns dias. Não era tudo mau, já que estas inundações provocavam uma adubação natural dos solos, tornando-os mais férteis. Por outro lado, abria valas nos terrenos de cultivo, o que obrigava ao seu enchimento, advindo daqui alguns custos para os agricultores.

Esta limpeza, talvez não perdesse ter sido mais cedo, já que nesta altura as aves fazem os seus ninhos e possivelmente com o abate de algumas árvores nas margens os mesmos foram destruídos. Mas, como diz o velho ditado, não se pode ao mesmo tempo ter “sol na eira e chuva no nabal”.

Agora, era oportuno, fazer uns açudes, para criar uma zona de lazer e ao mesmo tempo represar as águas para as regas de verão. Esperamos que a Junta de Freguesia, com a colaboração das entidades que gerem os serviços hídricos, execute esta ideia ou outras que beneficiem a nossa população. Vamos esperar para ver.

MCR

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.