>158 – Sugestões de leitura

>158 – Sugestões de leitura

>A Idade do Ouro da Imprensa do Norte do Distrito de Leiria

PUB
Ad 13

Miguel Portela e Margarida Herdade Lucas

Município de Pedrógão Grande

Aqui se apresenta a história da imprensa dos concelhos do Norte do distrito de Leiria, durante um período de grande produção de jornais locais, entre as últimas décadas do século XIX e a primeira metade do século XX. Revela também a própria história da região e seus protagonistas, pois a imprensa era o meio de comunicação mais forte, escolhida por ideólogos, políticos e artistas para transmitirem as suas crenças, prosas aguerridas ou sentimentos líricos. No Norte do Distrito, este fenómeno é notório pela qualidade e número de edições de jornais, produzidos em tipografias locais. São, por isso um dos melhores espelhos da história recente do interior do País.

Homens, Espadas e Tomates

Rainer Daehnhardt

Zéfiro Edições

Com o subtítulo “Feitos Heróicos dos Portugueses nos Descobrimentos – As suas Armas e as dos seus Adversários”, não precisaria de mais apresentações. O autor, luso-alemão, revela uma História de Portugal repleta de actos de bravura que desafiam a lógica. “O estudo comparativo do armamento utilizado esclarece as razões pelas quais foram assumidos certos riscos. Porém, a superioridade das armas lusas não explica tudo. A razão principal reside na coragem, qualidade, fé e convicção dos homens que defendiam as suas vidas e a sua lusa identidade”. O autor conclui: “Não houve outra nação a par da portuguesa que, com tão poucos homens, tivesse escrito páginas tão significativas na História da Humanidade”.

O relato secreto da implantação da república feito pelos maçons e carbonários

Costa Pimenta (org.)

Guerra & Paz Editores

Costa Pimenta organiza e assina o prefácio do livro que revela os relatórios oficiais sobre a implantação da República elaborados, em 1910, pelos próprios agentes desse movimento revolucionário – maçons e carbonários. Através dos textos confidenciais agora desvendados, o leitor recordará o nome de Magalhães Lima, a quem se deve fundamentalmente a implantação da República, conhecerá o Código Fundamental da República Portuguesa, aprovado pela Assembleia Nacional Constituinte em 1911, e ficará mais familiarizado com a Maçonaria e Carbonária – os seus fins, métodos e juramentos secretos.

Historia Misteriosa de España y Portugal

Pedro Silva e Jordi Buch Oliver

Editorial Europa Viva

Escrito em língua espanhola, esta obra a duas mãos pretende analisar os dois países, Portugal e Espanha, sob a perspectiva do chamado “outro lado da História”, numa visão, simultaneamente, mística e misteriosa. Segundo os autores, que se confessam “apegados às crenças mais ancestrais que se regem pelos movimentos cósmicos”, esta pretende também ser “uma contribuição para a aproximação literária e cultural de ambas as nações ibéricas”. Dividido em duas partes distintas, conforme cada país, abordam-se neste livro temas como os mitos, as figuras mais proeminentes, as ordens militares e religiosas, os jogos, a arte, os símbolos e outras temáticas do passado histórico.

As Artes da Educação – Contextos de aprendizagem promotores de criatividade

Miguel Oliveira e Sandrina Milhano

Folheto Edições

Este livro procura celebrar a riqueza das artes na educação nas suas várias dimensões: estética, social, criativa e formativa. Há por isso neste livro uma polifonia de vozes, de ideias e de perspectivas que procuram reflectir a diversidade de modos através dos quais as crianças se podem envolver e participar nas vivências e nas aprendizagens que a artes proporcionam. Consequentemente, o livro procura incluir diferentes ângulos, abordagens e tradições de investigação. Através de abordagens essencialmente temáticas, este livro proporciona recursos que viam contribuir para a aprendizagem, desenvolvimento e contacto sistematizado com as artes e as suas linguagens.

Fora-da-lei

Angus Donald

Objectiva / Suma de Letras

No submundo sangrento da Inglaterra feudal do século XII, Robin dos Bosques é o líder incontestado dos criminosos. Vive na floresta de Sherwood, à margem da civilização e da lei, e é o homem mais temido da região. Rouba dos ricos para dar aos mais desfavorecidos, e não olha a meios para atingir os fins. Quando o jovem Alan Dale é apanhado a roubar, vê-se forçado a deixar a família para se juntar ao bando de Robin, que se torna seu mentor. Mais de 750 anos depois das primeiras histórias sobre o vilão com coração de outro, Robin dos Bosques continua a exercer tanto fascínio como sempre. Fora-da-lei mergulha nessa lenda e oferece-nos uma aventura trepidante, cheia de ritmo, acção e mistério.

A Filha do Sol

Barbara Wood

Edição Contraponto

Hoshi’tiwa, uma rapariga de dezassete anos, levava uma vida tranquila: filha de um humilde cultivador de milho, tencionava casar com um aprendiz de contador de histórias. Porém, o seu mundo é virado do avesso ao ser capturada pelo poderoso e violento governante de uma cidade infame, conhecido pela sua enorme riqueza e pelos inenarráveis actos de violência cometidos em seu nome. Hoshi’tiwa é assim repentinamente lançada para a corte do Senhor da Escuridão e, ao mesmo tempo que tenta sobreviver, inicia um romance ilícito com o único homem capaz de a destruir. Esta é uma saga envolvente sobre a luta de uma mulher pela sua sobrevivência no seio do exótico e perigoso mundo da corte tolteca.

A Paixão do Príncipe Hiram

José Martins Saraiva

Edição Textiverso

Este livro cruza a história com a ficção, onde a beleza da fantasia nos revela um amor forte, inesquecível, perpassado de candura poética, com os protagonistas Hiram e Apiana vivendo intensos e dramáticos momentos de paixão nas costas oceânicas de S. Pedro de Moel. É uma obra que irá certamente enriquecer as nossas bibliotecas com algo de novo que procura abrir as portas, nebulosas, dum passado quase esquecido. Segundo o prefaciador, o autor «transporta-nos à ansiedade dos dois personagens com tal intensidade que o nosso ritmo cardíaco acaba por se fundir com os deles». E conclui: «É uma história de Amor com História»!

O Diário de Um Mago

Paulo Coelho

Editora Pergaminho

“Antes eu via as coisas de forma complexa mas depois de fazer a peregrinação percebi que as coisas são muito mais simples.” Esta frase pode resumir o verdadeiro sumo da obra em que Paulo Coelho conta a história da sua viagem pelo lendário caminho de Santiago de Compostela em busca de uma sabedoria ancestral. Foi uma viagem que transformou a sua vida para sempre e que inaugurou uma excepcional carreira como escritor. Revela-nos, no fundo, o caminho para a sabedoria que habita no interior de todos nós. Esta é uma edição de grande beleza produzida pela Pergaminho, comemorativa dos 20 anos desde a sua primeira edição.

A arte de saber escutar

Francesc Torralba

Guerra & Paz Editores

Autor de mais de 40 livros, muitos deles bestsellers, apresenta agora este ensaio simples e prático sobre como escutar os outros e conhecer-se melhor a si mesmo. O ritmo de vida frenético a que estamos habituados dificulta-nos a prática da escuta. Há demasiado ruído, tanto no interior da pessoa como fora, e isso provoca incompreensões e mal-entendidos. Neste manual de psicologia comportamental, o autor aconselha o leitor a fazer da escuta um processo activo, a colocar-se à margem e a ser receptivo em relação aos outros. Porque saber escutar não é uma coisa que se aprenda de repente – é um processo de crescimento.

Templários

Pedro Silva

Editora Catedral das Letras

Os Cavaleiros Templários são uma instituição medieval simultaneamente militar e religiosa criada em Jerusalém num período onde a Terra Santa era local de peregrinações de religiosos e onde estes sofriam ataques constantes. Numa brilhante explanação, Pedro Silva conta-nos a sua história desde os primórdios, a hierarquia, a sua formação, as leis ‘internas’, os hábitos e modo de vida, e ainda a sua sobrevivência nos dias de hoje. Uma leitura fabulosa que nos transporta a idade média e nos faz ‘reviver’ o que foi a vida destes bravos homens. Isto, naturalmente, sem esquecer uma visita a Tomar, a cidade templária por excelência. No fim, deleite-se com imagens de monumentos templários.

Liberdade Emocional

Judith Orloff

Editora Pergaminho

Este é um guia prático e acessível para todos os que se sentem stressados, desencorajados ou simplesmente exaustos, seja a nível físico, mental ou espiritual. Cada dia que vivemos apresenta-nos a oportunidade de sermos os heróis das nossas próprias vidas; basta afastarmo-nos da negatividade, reagir de forma construtiva e controlar as emoções para podermos atingir a verdadeira liberdade emocional. É que o ensina esta especialista, combinando as mais recentes descobertas do campo da Neurologia com os princípios da medicina alternativa e da terapia energética, sobre a forma como a mente, o corpo, o espírito e o ambiente se relacionam.

Educação Siberiana

Nicolai Lilin

Editora Objectiva / Alfaguara

Apaixonante e assombroso, este romance é uma grande epopeia pessoal relatada com uma voz extremamente vívida e cativante. Nicolai Lilin tem apenas 30 anos, mas tem já para contar uma história de vida extraordinária. Herdeiro de uma linhagem ancestral de guerreiros, Nicolai dá a conhecer neste romance a sua juventude singular no seio de uma comunidade de criminosos siberianos que dão pelo nome de Urca. Deportados por Estaline para a Transnistria, os Urca regem-se por regras muito próprias, onde a arte da tatuagem é uma tradição sagrada, uma linguagem em código que grava na pele a história de vida que não se pode contar de outra forma.

Homens – caçá-los, domá-los, amá-los

Belle de Jour

Editora Objectiva

Esta é uma colecção de segredos e dicas de uma sedutora infalível, que parte da sua experiência passada como prostituta de luxo para revelar o que poucas teriam coragem de contar. Desde sempre, as mulheres tentam compreender os mistérios da espécie masculina. Seja qual for a sua situação – solteira ou comprometida, calculista ou romântica, conformada ou optimista – este é um guia para compreender o homem moderno. Da sedução à conquista, do desgosto à felicidade, passando pelas melhores técnicas de caça, Belle de Jour usa o saber de experiência feito para oferecer conselhos valiosos sobre o amor, o sexo e o desejo.

O primeiro dia

Marc Levy

Edição Contraponto

Um objecto misterioso encontrado num vulcão adormecido vai mudar para sempre a vida de Adrian e Keira. Ela é uma arqueóloga ambiciosa e cheia de paixão que um dia recebe uma jóia estranha de um órfão etíope. Ele é um astrofísico de sucesso que um dia se cruza com ela na competição por uma bolsa prestigiosa em Londres e, acidentalmente, toma contacto com essa jóia. Juntos embarcarão numa aventura extraordinária que os levará das margens do lago Turkana, no coração de África, até às montanhas da China, em busca da resposta a uma das perguntas ancestrais da humanidade: como começou a vida na Terra?

O Viajante do Século

Andrés Neuman

Editora Objectiva / Alfaguara

Este é um romance futurista que decorre no passado, numa ponte com o presente feita através de personagens fascinantes e de um argumento intenso, pleno de intriga, humor, mistério e paixão. Hans é o cidadão errante que carrega o mundo inteiro dentro da mala de viagem e que vive um amor memorável num mundo imaginário, que condensa, em pequena escala, os conflitos da Europa moderna. O autor propõe uma experiência única: ler o século XIX com o olhar do século XXI. E oferece um mosaico cultural da Europa pós-napoleónica, que, como a de hoje, se debate com uma crise de identidade e em que encontramos muitos dos conflitos que animam os debates do nosso século.

Álbum de Família

David Sedaris

Edição Contraponto

Este é um livro que promete deixar muita gente bem-disposta. O autor anda pela vida com um caderno de notas, onde aponta as bizarrias que vê, que para muitos de nós poderão parecer normais. Aqui, reúne ensaios e memórias sobre alguns dos seus temas favoritos: a família, os relacionamentos e os desconhecidos meio loucos que encontramos no autocarro, na fila do supermercado ou até no apartamento do lado. A sua escrita está repleta de humor, mas é também marcada pela crítica aguçada e dura aos comportamentos dos que o rodeiam, mesmo familiares e amigos, o que lhe dá um toque de ironia sarcástica que pode levar-nos a olhar o espelho com algum receio…

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.