(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Juventude Vidigalense e GA Fátima conquistam cinco medalhas

>Juventude Vidigalense e GA Fátima conquistam cinco medalhas

>Campeonato Nacional de Atletismo

Três medalhas de prata e uma de bronze para a Juventude Vidigalense (JV), Leiria, e uma de bronze para o Grupo de Atletismo de Fátima (GAF). Foi este o saldo dos atletas e clubes representantes da região de Leiria nos Campeonatos de Portugal, que decorreram no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, nos dias 17 e 18 de Julho. Uma competição dominada pelos atletas do Sporting, que conquistaram 24 dos 42 títulos disputados.

A ‘jogar em casa’, os atletas da JV estiveram em destaque. A angolana Mafuta Maketa conquistou o 2.º lugar no lançamento do martelo – atletas estrangeiros não foram medalhados –, prova ganha pela sua antiga colega de equipa, e recordista nacional, Vânia Silva (Sporting). Mesmo não tendo alcançado a vitória é um lugar notável da jovem atleta – nasceu em 1989 –, face à experiência da vencedora (1980). Quem também registou o mesmo resultado foi Andreia Gomes, no lançamento do disco, atrás da vencedora, Liliana Cá (Sporting), que tem dominado a especialidade, nos últimos anos. O mesmo sucedeu com a dinamarquesa Anna Olson, nos 200 metros planos, apenas superada pela experiente Carla Tavares (Sporting). As restantes subidas da JV ao pódio foram por intermédio das estafetas de 4×400 metros planos (Carla Santos, Anaïs Baptista, Cátia Ferreira e Bruna Silva) e de 4×100 metros planos (Veronika Zukova, Cátia Ferreira, Daniela Ferreira e Anaïs Baptista), ao 2.º lugar, bem como a de 4×100 metros planos (Pedro Lopes, Cristiano Carreira, João Marques e Artur Koshchuk), ao 3.º lugar.

A ‘estrela’ do heptatlo nacional Tiago Marto (GAF) também aproveitou a competição para evoluir nos 110 metros com barreiras, onde conquistou a medalha de bronze.

Entre os principais nomes do atletismo português, que fizeram jus ao favoritismo (ver tabela), destaque para o campeão olímpico Nelson Évora, que mesmo lesionado venceu o triplo salto.

Pedro Jerónimo

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.