(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>159 – Sugestões de Leitura

>159 – Sugestões de Leitura

>As Raparigas Que Sonhavam Ursos

Margo Lanagan
Guerra & Paz Editores
Este novo romance deu a Margo Lanagan, pela terceira vez, o World Fantasy Award. O livro conta uma história comovente de viagens e transformações de três raparigas, que oscila entre a realidade e o mito, a natureza e a magia. Liga vive modestamente num céu pessoal, que lhe foi dado em troca da sua vida terrena e em compensação pelo seu sofrimento enquanto adolescente. As suas duas filhas, a doce Branza e a curiosa Urdda, crescem neste mundo harmonioso, protegidas da violência e dos preconceitos. No entanto, as fronteiras entre o refúgio de Liga e o lugar de onde ela tinha fugido começam a ceder… Com grande intensidade emocional, explora-se a maldade e a doçura e revela-se a magia de viver com as duas.

As Gárgulas do Mosteiro de Santa Maria da Vitória – Função e Forma
Ana Patrícia Rodrigues Alho
Câmara Municipal da Batalha
Este é o resultado de uma tese de mestrado em História da Arte, Património e Restauro, sobre o sistema hidráulico do Mosteiro da Batalha e as famosas gárgulas que lhe servem de ponta final. As conclusões são “ainda naturalmente parciais sobre a técnica constritiva dos vários mestres envolvidos, assim como sobre a poética e o valor simbólico, decorativo e funcional das gárgulas ainda presentes nos edifícios, sejam de feitura antiga, como as que se publicam com menção específica a datação possível, como as que são claramente ‘modernas’ e que, como se verificou no local, ostentam datações esculpidas a memorizar restauros oitocentistas”.

A Força de Viver
Robin Sharma
Pergaminho Editora
Julian Mantle, o inesquecível protagonista do best-seller internacional “O Monge Que Vendeu o Seu Ferrari”, regressa para transmitir as suas inspiradoras lições de vida. A Força de Viver conta a história de Catherine, uma executiva de sucesso e viciada em trabalho que, quando é confrontada com uma escolha de vida extrema, se apercebe de que o verdadeiro sucesso consiste em ser feliz. Com a ajuda de Julian, Catherine empreende a longa jornada de transformar a sua vida, para poder dar prioridade às pessoas que ama e redescobrir o seu papel de mãe.

Medo
Osho
Pergaminho Editora
“Medo – Compreender e aceitar as inseguranças da vida” tem por base as reflexões de Osho acerca da importância de tomarmos consciência das nossas emoções, de as reconhecermos sem as julgarmos ou condenarmos, com a finalidade de obter uma nova compreensão de quem somos. O medo é uma reacção fisiológica natural provocada por forças inconscientes. Quanto mais compreendemos o inconsciente, menos seremos vítimas dele e dos seus impulsos. Não nos devemos esforçar por “conquistar” ou ultrapassar o medo que sentimos – basta-nos compreender que o medo não passa de uma energia e, tal como todas as energias, não é em si mesma nem positiva nem negativa.

O Caminho do Amor
Deepak Chopra
Pergaminho Editora
“O Caminho do Amor – Estratégias espirituais para criar o relacionamento ideal” combina a tradição oriental com o pragmatismo ocidental e a sabedoria antiga com a pesquisa científica moderna, Conheça as estratégias para ultrapassar obstáculos na sua vida amorosa, para encontrar uma ligação com a alma infinita do verdadeiro amor e para descobrir o relacionamento perfeito para si. E também histórias com que todos nos podemos identificar, desde as de mulheres que se apaixonam apenas por homens inacessíveis até às de casais cujos relacionamentos sofreram a erosão da desconfiança e da frieza. Uma viagem extraordinária pelo universo complexo e enriquecedor do coração humano.

O Segredo dos seus Olhos
Eduardo Sacheri
Edição Alfaguara
Esta é uma história de homens que fizeram da busca da verdade um destino, da memória um caminho imprescindível e da lealdade um culto que transcende o tempo, as distâncias e a morte. Benjamín Chaparro, vice-secretário num tribunal de instrução, recebe o caso de homicídio de uma bela mulher. Identificado com a dor do marido da vítima, Benjamín vai além do que lhe é permitido para descobrir e punir o culpado. Esta luta obstinada pela verdade e pela justiça terá consequências que ele não poderia ter adivinhado. Passados trinta anos, já reformado, decide escrever um romance… e vê reacender-se dentro de si a chama de um amor secreto.

Os Ladrões de Cisnes
Elizabeth Kostova
Edição Suma de Letras
O psiquiatra Andrew Marlow tem uma vida pacata e organizada, compensando a solidão com a dedicação ao trabalho e ao passatempo da pintura. Esta ordem é destruída quando o carismático pintor Robert Oliver ataca um quadro na Galeria Nacional e se torna seu paciente. Internado numa instituição psiquiátrica, o pintor remete-se ao silêncio absoluto e recusa-se a revelar as razões que o levaram a atacar a obra de arte que retratava o corpo nu de uma mulher subjugada por um grande cisne branco. Desesperado por compreender o segredo que atormenta o génio, o psiquiatra embarca numa viagem que o leva a conhecer as mulheres da vida de Oliver e a descobrir um trágico segredo esquecido há mais de cem anos. Marlow acaba por ser também ele acometido por uma estranha obsessão…

Tudo tem importância!
Ron Currie Jr.
Alfaguara
Um romance inteligente, provocador e terno sobre as coisas que têm realmente importância. A obra leva-nos, em contagem decrescente, a uma questão fundamental na vida de todos: como é possível viver com a certeza de que perderemos aqueles de quem mais gostamos? No dia em que nasce, Junior escuta uma voz misteriosa que lhe revela que no ano em que completar 36 anos um cometa chocará com a Terra e destruirá toda a vida no planeta. Dotado de uma inteligência extraordinária e carregando o segredo da profecia que lhe foi confiada, desde cedo Junior é confrontado com a questão: será que algo do que eu faço tem importância? Conseguirá Junior salvar o planeta da extinção? Tudo é possível!

Vingança
Karen Marie Moning
Edição Contraponto
Durante séculos, o reino sombrio dos Fae coexistiu com o dos humanos. Agora as paredes que os separam estão a desmoronar-se e Mac é a única coisa que se ergue entre eles… A vida de MacKayla Lane sofreu uma transformação radical quando ela aterrou nas costas da Irlanda e se viu mergulhada num mundo de feitiçaria mortífera e segredos antigos. Na sua luta para continuar viva, Mac tem de encontrar o Sinsar Dubh— um livro da magia mais negra imaginável, com um milhão de anos, que contém a chave para o poder sobre o mundo dos Fae e do Homem. Perseguida por assassinos Fae, rodeada por figuras misteriosas nas quais sabe que não pode confiar, Mac dá por si dividida entre dois homens mortíferos e irresistíveis…

Pombal Medieval e Quinhentista – Documentos da sua História
Saul António Gomes
CEPAE / Município de Pombal
Inserido na 2.ª série da colecção “Estremadura – Espaços e Memórias”, editada pelo CEPAE, este livro de Saul António Gomes apresenta novas leituras do significado de Pombal na história medieval e quinhentista de Portugal, um dos períodos mais relevantes na definição da identidade daquela cidade, mas também dos mais desconhecidos da sua história. Entre os temas focados pelo autor, destaque para as leituras problematizantes que propõe acerca da fundação da vila pelos cavaleiros templários, a análise interpretativa dos seus forais de 1174 e 1176 e das problemáticas que lhes estiveram subjacentes, o estudo de síntese em torno da evolução do concelho e da vila nos séculos XIV e XV, a caracterização das paisagens rurais do termo pombalense – em que se integraram, no século XIX, os antigos municípios de Abiúl, Redinha e Louriçal –, a apreciação das rendas do almoxarifado pombalense em 1497 e, ainda, uma breve leitura da evolução da vila na primeira metade de Quinhentos, época em que se processou a afirmação definitiva da colegiada de S. Martinho de Pombal como centro urbano dominante e matriz da administração religiosa da Ordem de Cristo na vila. A esta análise histórica, acresce a publicação de cerca de meia centena de preciosos documentos medievais e quinhentistas, na maior parte inéditos, projectando todos eles uma nova luz sobre a história menos conhecida deste antigo concelho estremenho.

Sensibilidades 25
Fotografia
CEPAE
Esta obra, coordenada por José Luís Jorge e editada pelo Centro do Património da Estremadura, reúne trabalhos fotográficos inéditos de 25 fotógrafos do distrito de Leiria. O CEPAE reafirma assim o princípio – já iniciado com a publicação da antologia de novos autores de Leiria “Vamos para onde temos a ventura” – da necessidade de promover a cultura do presente, numa perspectiva trans-concelhia. Neste livro estão evidentes várias estéticas e tendências, que vão desde o fotojornalismo, até à chamada fotografia de autor, tendo sido deixada total liberdade a cada autor na escolha dos seus temas. Permite assim uma visão abrangente do que melhor se faz nesta Região, no que à fotografia diz respeito, neste início do séc. XXI.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.