(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>17.ª Semana Cultural da Golpilheira com um programa de luxo e convidados a condizer

>17.ª Semana Cultural da Golpilheira com um programa de luxo e convidados a condizer

>

Vai decorrer nos próximos dias 6 a 14 de Novembro a 17.ª edição da Semana Cultural da Golpilheira, organizada pelo Centro Recreativo (CRG).
O evento parecia estar em risco por falta de participação de agentes organizadores – como sabemos, estas coisas dão muito trabalho e são “sempre os mesmos” a fazê-lo, pelo que a direcção não se sentia com capacidade anímica para avançar sozinha com um programa. Mas eis que surgiram algumas conversas, alguns contactos, algumas ideias à mesa do bar… e juntou-se rapidamente uma dezena de pessoas com vontade de não deixar morrer a iniciativa.

A prova de que a união faz a força e, às vezes, uma situação de crise acaba por gerar uma onda de vitalidade é que o programa deste ano surge como um dos mais recheados, amplos e ambiciosos dos últimos anos. Foram criadas várias equipas, responsáveis por cada um dos dias do certame, esperando-se que, com a colaboração de todos a aposta seja bem sucedida.

Claro que para o sucesso falta o principal: a participação numerosa da população. Mas, com as propostas que são apresentadas em cartaz, esperamos que essa resposta seja também muito positiva.

E as propostas são:

Dia 6, sábado
Festa dos Anos 80
Para abrir em grande, uma festa para a qual todos são convidados, desde os mais jovens, que continuam a apreciar os sucessos musicais dos “loucos” anos 80, até aos casais “maduros” e aos mais velhos, que terão uma oportunidade de reviver o ambiente das pistas de dança noutros tempos.

Dia 7, domingo
Almoço M60, com Artur Agostinho
O tradicional almoço oferecido aos reformados e maiores de 60 anos, naturais ou residentes na freguesia, terá este ano animação reforçada.
Em primeiro lugar, vai estar presente o rancho folclórico “As Lavadeiras do Vale do Lena”, e não apenas a sua tocata. Segundo Manuel Rito, director desta secção do CRG, a decisão prende-se com o facto de “muitas pessoas de mais idade terem feito esse pedido, já que algumas delas, por motivos de saúde ou outros, não têm muitas oportunidades para ver as actuações do nosso rancho”.
Em segundo lugar, vamos ter um convidado muito especial: Artur Agostinho. À beira dos seus 90 anos de vida, vem mostrar como é possível continuar activo e dinâmico. Famoso apresentador da rádio e da televisão, comentador desportivo, actor, jornalista, etc., tem nos últimos tempos apostado mais na sua faceta de escritor, com vários livros editados e um romance de sucesso para nos apresentar. Uma conversa depois do almoço, que vai ser com certeza muito interessante, aberta a todas as pessoas que queiram participar.

Dia 8, segunda-feira
Pela sua Saúde
Num dia especialmente dedicado à saúde, vai estar uma equipa médica a fazer rastreios gratuitos à população, a partir das 17h00, quanto aos níveis de glicemia, colesterol, diabetes e outros. À noite, pelas 21h00, o colóquio versará sobre “Hábitos de vida saudável” e “Diabetes”, com a participação de dois médicos e duas enfermeiras, dos corpos clínicos do Hospital de Santo André, de Leiria, e do Centro Hospitalar Nossa Senhora da Conceição, da Misericórdia da Batalha.

Dia 9, terça-feira
Fórum Golpilheira
A partir das 21h00, a noite será dedicada ao debate sobre o futuro da Freguesia. Precisamente um ano depois do debate “Golpilheira 25 anos”, organizado pelo Jornal da Golpilheira a propósito das eleições autárquicas, é tempo de fazer algum balanço e voltar a pensar sobre o futuro. A Junta de Freguesia irá apresentar alguns dos projectos em curso.

Dia 10, quarta-feira
Música & Livros com António Manuel Ribeiro (vocalista dos UHF)
Mais um grande convidado nesta semana cultural: António Manuel Ribeiro, vocalista do famoso grupo UHF, tem-se destacado também como autor de alguns livros de sucesso. Nesta tertúlia musical vem falar-nos da sua produção literária e discográfica, sobretudo do último álbum, “Porquê?”. E é claro que já nos prometeu tocar e cantar algumas das suas músicas ao vivo! Vamos ter ainda a oportunidade de falar com alguns autores da nossa região, como Joaquim Santos e Adélio Amaro, e com a golpilgeirense Maria da Purificação Bagagem, que recentemente publicou uma excelente obra sobre “A Família e a Saúde Mental”.

Dia 11, quinta-feira
Arraial Popular de S. Martinho
A festa está de volta no dia de S. Martinho, em que o convite é para sair à rua, para comer castanhas e provar o vinho. O arraial será no Poço do Povo, no Carvalhal, onde já é tradicional celebrar esta data. A população local irá organizar o evento e convida toda a gente para os petiscos, a castanhada e a boa água-pé, com a animação pelo nosso rancho folclórico “As Lavadeiras do Vale do Lena”.

Dia 12, sexta-feira
Golpilheira Fashion’10
O desfile de moda é um dos eventos com mais tradição de sucesso nas nossas semanas culturais. Este ano mais uma vez, teremos oportunidade de conhecer as propostas das criações Fátima Cruz e das marcas Street Fashion e Mix…In. Desde as roupas mais práticas para o dia-a-dia até às ideias mais sofisticadas para momentos especiais, não faltarão argumentos para uma noite de beleza e glamour na nossa colectividade.

Dia 13, sábado
TT Nocturno
Um passeio de veículos de todo-o-terreno é o convite para a última noite desta semana. Concentração marcada à mesa do jantar no Restaurante Etnográfico, às 19h00, seguindo-se o passeio pela região e nova concentração ao final da noite na zona da Canoeira, onde decorrerá a habitual exibição de habilidade dos pilotos e capacidade das viaturas no “trial”.
“Cinema Infantil”
Na mesma noite, surge uma oferta para os mais pequenos, com a projecção de um filme de animação no salão da colectividade. Haverá, como costume, algumas surpresas…

Dia 14, domingo
“Dia de Convívio”
O mote do convívio entre a população marcará o dia de encerramento da 17.ª Semana Cultural da Golpilheira. A manhã começa cedo, com a missa pelas intenções dos sócios do CRG às 09h30, seguindo-se a concentração para um passeio pedestre pelas paisagens locais, a terminar na sede da associação com um almoço volante de “Sopa de Pedra e Frango Assado”. Mesmo os que não participarem no passeio, estão convidados para vir almoçar ao Centro, bem como para participar na tarde recreativa que se seguirá, com torneio de sueca e muitos jogos tradicionais (pião, andolas, salto à corda, rodeiros, etc.), para fechar de forma bem animada este certame.

Todos convidados!
Como se vê, são muitas e variadas as propostas para uma semana rica de cultura, diversão e convívio na nossa comunidade. Escusado será dizer que todas as pessoas de fora da freguesia que queiram marcar presença serão muito bem vindas. Como dizíamos no início do texto, o sucesso depende de si: Venha participar!

Luís Miguel Ferraz

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.