(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Na Escola Secundária da Batalha…

>Na Escola Secundária da Batalha…

>Escola Secundária de olhos no Céu

Na noite de 15 de Novembro, na Escola Secundária da Batalha, os alunos do 7.º ano puderam observar o céu com outro olhar…

A experiência foi realizada ao ar livre, a partir das 20h00. Apesar do frio que se fazia sentir, as condições meteorológicas tornaram a noite favorável à observação. Através de dois telescópios, observámos a Lua, na sua fase de quarto crescente, as suas crateras e em particular a cratera de Arquimedes. Observámos também Júpiter, conseguindo ver três dos seus satélites naturais.

A olho nu, seguindo os mapas celestes fornecidos e explicados pelos professores, observámos a Estrela Polar que nos orienta para o Norte e a constelação de Cassiopeia. Estas experiências são muito importantes e contribuem para o interesse dos alunos pela disciplina.

Ângela Agostinho Monteiro (7.º B)

Alunos da Batalha visitam o berço de Afrodite

Os alunos do Curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos da Escola da Batalha tiveram a oportunidade de realizar uma visita ao Chipre, ao abrigo do Programa Comenius, intitulado “Steps to Improve the Environment”, no âmbito do programa de aprendizagem ao longo da vida. A actividade foi realizada no período compreendido entre o dia 7 e 15 de Outubro, registando-se a sua passagem pela cidade de Milão, em virtude da inexistência de voo directo e atendendo ao facto dessa passagem ser vantajosa no que respeitava a custos de deslocação.

Este intercâmbio visa essencialmente sensibilizar a comunidade escolar para as questões ambientais, perceber de que forma os diferentes países desenvolvem actividades que promovam a qualidade ambiental. Os países participantes são: Portugal, Espanha, Finlândia e Chipre. Pretende-se, ainda, medir a qualidade atmosférica, realizando a geo-referenciação de dados ambientais, através de dispositivos adequados, sensores disponibilizados pelo Centro de Competência “Entre Mar e Serra”.

Durante essa semana, os alunos e professores participantes tiveram a oportunidade de conhecerem alguns monumentos da cidade de Milão, tais como a Catedral de Milão (Duomo), as Galerias Vittorio Emanuele, o Teatro La Scala e o Castelo Sforzesco. No Chipre, visitaram cidades como Larnaka, Nicósia e Paphos.

Os alunos portugueses ficaram, durante a primeira parte do programa, alojados em hotel e, posteriormente, já na zona de implantação da escola Makarios III Technical School, com a qual se realizou o intercâmbio, com famílias de acolhimento.

A participação dos alunos neste projecto constituiu uma oportunidade única no que concerne à sua formação enquanto cidadãos europeus, fomentando a sua abertura e tolerância no que respeita a outras culturas, facilitando, assim, a aproximação e cooperação entre os vários países europeus.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.