(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>163 Beleza e Bem Estar

>163 Beleza e Bem Estar

>Por Carina Pereira

Cuidados essenciais para a saúde da sua pele

A pele é o nosso maior órgão, uma barreira fina e impermeável que protege dos raios UV, poluição e mudanças climáticas. Também elimina toxinas, regula a temperatura do corpo e distribui oxigénio e nutrientes. Por isso, cuidar da pele correctamente é fundamental.

O rosto é considerado uma das maiores preocupações estéticas, não somente das mulheres, mas dos homens também. A aparência da pele desta parte do corpo sofre com a influência de diversos factores, como: variação hormonal, alimentação, stress, incidência solar, entre outros. Ao contrário do que muitos pensam, as peles não são todas iguais, por isso, é preciso alguns cuidados básicos para manter o rosto com um aspecto saudável e jovial.

Conhecer o tipo de pele é muito importante para um tratamento adequado. Espremer pontos negros, cravos, espinhas e regiões com inflamações no rosto é regra proibida. A solução adequada é uma limpeza de pele com uma esteticista especializada.

A importância da limpeza da pele não se resume à remoção de cravos e espinhas. Ela elimina a sujidade, controla o excesso de oleosidade, afina o extracto córneo, proporciona maior permeabilidade cutânea e retira o cúmulo de células mortas da camada córnea, o que favorece a hidratação e, consequentemente, previne o envelhecimento, além de deixar a pele saudável, com aparência mais jovem e limpa.

As limpezas de pele podem ser de dois tipos: superficial e/ou profunda. Superficial é a limpeza de pele feita com a cosmética específica que deve ser feita diariamente. A profunda é realizada pelo profissional esteticista.

Antes de iniciar qualquer limpeza de pele, tratamento ou uso de cosméticos, é essencial que se tenha conhecimento do tipo de pele, pois as reacções podem ocorrer diferentemente, dependendo de cada tipo de pele.

Existe alguma “dica caseira” para manter a pele sempre limpa?

Sim. Remover sempre a maquilhagem antes de dormir é fundamental e obrigatório. Utilizar um leite, gel ou espuma de limpeza e um tónico, higienizando e tonificando a pele. De seguida, utilizar um sérum hidratante específico para o tipo de pele a tratar e terminar com a hidratação dia ou noite. Estes passos devem ser seguidos de manhã e à noite, todos os dias! Esfoliar o rosto uma vez por semana e não esquecer de utilizar sempre protecção solar e utilizar a cosmética indicada para cada tipo de pele.

Este é o meu conselho para uma pele hidratada e nutrida, bonita e luminosa, todos os dias, durante todo o ano!

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.