(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>163 Saúde

>163 Saúde

>Por Ana Maria Henriques

O Natal

O Natal é tempo de encontros, partilha, família, presentes. É tempo de jantar em torno duma lareira e de rever alguns familiares e amigos distantes. Mas, para muitos, o Natal é também de saudade, tristeza, stress e ansiedade. É necessário saber identificar estes sentimentos para os interpretar e conseguir contornar.

É muito importante saber distinguir tristeza de depressão. A tristeza caracteriza-se por um estado emocional que pode até ser positivo para que a pessoa experimente todo o espectro emocional. As pessoas não têm de andar sempre bem dispostas, porque dessa forma não vivem em plenitude. A depressão, por outro lado, faz com que se entre num estado de tristeza constante, durma muito ou muito pouco, tenha desinteresse sexual e por tudo o que a rodeia, incapacitando-a de levar uma vida normal. A tristeza não necessita de tratamento e reverte sozinha, na depressão é fundamental aceitar a doença e iniciar tratamento.

Uma das causas frequentes de tristeza nesta época natalícia é a solidão e a falta de entes queridos, quer por distância, quer por falecimento. Muitos deixam-se consumir pela tristeza e superar esta situação é difícil, porém possível. Procurar apoio da família e amigos, falar do seu ente querido e chorar são formas de encarar falta de alguém de uma forma mais serena.

A solidão não implica estar sozinho, mas sim sentir-se sozinho. Uma maneira de contornar esta situação é deixar de sentir pena de si mesmo, não se isolar, nem se deixar levar por sentimentos negativos. Haverá maneira melhor de passar a noite de Natal do que rodeada pelas gargalhadas dos amigos? Jantar, jogos e troca de presentes são as palavras-chave para uma divertida noite de Natal e ninguém vai reparar nas horas a passar. Para terminar em grande, distribuem-se os presentes e será uma consoada memorável e a repetir nos próximos anos.

Uma outra causa de stress nesta época é a organização e a tentativa de perfeição para a festa do Natal. Presentes perfeitos, jantar perfeito, conversa sempre animada e nada de “problemas” à mesa. O primeiro passo é aceitar que nada é perfeito e nada depende nem é responsabilidade de uma só pessoa. Por isso, a festa tem um ritmo próprio que deve aceitar sem stress nem ansiedade.

Para tudo correr pelo melhor e não serem necessárias correrias de última hora, é importante fazer uma lista de prendas com o orçamento possível, uma lista de compras para a festa e se possível distribuir responsabilidades e funções a cada participante da festa.

O Natal é uma festa celebrativa do amor e da compaixão, por isso, uma festa essencial para a reunião das famílias e amigos. A ansiedade, stress e solidão são também frequentes nesta quadra natalícia, mas podem ser combatidos com estratégias simples.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.