(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>165 – Saúde

>165 – Saúde

>Por Ana Maria Henriques, Enfermeira

Caminhar

Caminhar pode ser um ponto de partida para uma vida mais saudável. Actualmente, os cientistas do movimento referem-se à caminhada como umas das actividades mais benéficas para a saúde, pois esta é a forma mais fácil de colocar o corpo em movimento, já que não existem grandes restrições monetárias (custos de roupa e calçado) e a possibilidade de lesionar-se é muito pequena.

Esta é, assim, a actividade física perfeita, fácil e leve de desempenhar, capaz de proporcionar saúde, beleza, boa forma e bons momentos. É indiscutivelmente um dos exercícios mais eficientes, que pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou da condição física.

A caminhada é também considerada como a actividade mais segura de todas, do ponto de vista cardiovascular e ortopédico, pois até com uma passada mais rápida dificilmente o coração será sobrecarregado. Além disso, o risco de lesões nas articulações, em especial nas dos joelhos e tornozelos, é muito baixo.

Para além de todas estas vantagens, é necessário enumerar sucintamente outras mais: combate o colesterol; estimula a circulação sanguínea; aumenta a capacidade cardiorrespiratória; aumenta a densidade óssea; favorece o controle de doenças como diabetes e hipertensão; corrige desequilíbrios posturais e articulares; melhora problemas como insónias, depressão e stress.

Mas caminhar como actividade física não é o mesmo que andar no emprego ou passear pelo centro comercial parando em todas as lojas. Para melhorar a condição física, é preciso acelerar o ritmo cardíaco. Para descontrair, pode ser feita uma caminhada lenta, cerca de 1 km em meia hora. Para ganhar resistência, o passo deve ser acelerado e escolhidos terrenos com inclinação, pois o metabolismo aumenta e chega-se aos 2 km em 30 minutos. É importante referir que esta caminhada não deve ser tão intensa ao ponto de impedir que seja terminada, nem tão leve que não canse.

Para não se tornar numa actividade repetitiva, podem ser variados os locais da caminhada. Durante a semana, num local perto de casa e de rápido acesso. Nos dias de descanso, podem ser explorados campos, serras, praias e cidades diferentes. Aproveitar para juntar a família ou um grupo de amigos e seguir um dos muitos percursos pedestres sinalizados e divulgados por todo o País, é uma boa solução.

Caminhar nas ruas da cidade, nos campos cultivados ou até mesmo na areia da praia, sendo realizado com uma frequência de três vezes por semana (30 minutos) torna-se eficaz para abandonar o sedentarismo, evitar doenças e melhorar a qualidade de vida.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.