(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Líderes da Internacionalização na Batalha

>Líderes da Internacionalização na Batalha

>Conferência “Prémio Barclays “

No âmbito do “Prémio Barclays Líderes da Internacionalização”, realizou-se no passado dia 2 de Fevereiro, na Batalha, mais um encontro para abordar a temática da internacionalização, desta vez com empresários da região de Leiria.

No discurso de abertura, João Coutinho, administrador do Barclays, salientou que este prémio se destina a dar visibilidade a empresas portuguesas de dimensão média que são casos de sucesso em internacionalização. E Paulo Fonseca, presidente da Associação de Municípios da Região de Leiria, salientou a importância desta iniciativa, pois considera que “o país precisa de definir uma estratégia de internacionalização da economia”, salientando ainda que “as empresas portuguesas têm que se unir para ganhar dimensão e, com isso, apostar na diversificação de mercados e na inovação”.

“Com a retracção do consumo, as empresas que estão apenas dependentes do mercado interno estão a passar por dificuldades. Por isso, a saída desta situação terá que passar pela internacionalização”, referiu Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto e membro do júri do Prémio Barclays. Considerou ainda que “é necessário olhar para novos mercados e acrescentar valor ao produto, é necessário ousar no produto acabado”.

O CEO da Derovo, José Leitão Amaro, apresentou o caso de sucesso da sua empresa, que iniciou o processo de internacionalização em 1994, através da conjugação de esforços de dezenas de pequenos produtores em todo o País. Referiu os quatro pontos mais importantes para o sucesso internacional: “ambição, capacidade de correr riscos, equipa para enfrentar o desafio e estrutura financeira adequada”.

Foram ainda apresentados diversos aspectos-chave nos processos de internacionalização por Rui Guedes Henriques, da Baker Tilly Portugal, e Nuno Brito Lopes, da PLMJ, parceiros do Prémio Barclays.

O ciclo de conferências do Barclays continuará nos próximos meses nas cidades de Setúbal e Braga. A empresa vencedora da edição de 2010 será anunciada numa cerimónia na cidade do Porto, em Junho.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.