(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>“Limpar Portugal” vira Associação

>“Limpar Portugal” vira Associação

>AMO Portugal

O Projecto Limpar Portugal foi um movimento cívico que pretendeu, através da participação voluntária de pessoas e de entidades privadas e públicas, promover a educação ambiental e reflectir sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável. Aderindo à proposta de limpar a floresta e remover todo o lixo depositado indevidamente nos espaços verdes, em 2010 mais de 100 mil pessoas limparam o país, de Norte a Sul e Ilhas, num só dia, 20 de Março.

Por que não 200 mil voluntários em 2011? Na continuidade deste movimento, constituiu-se a “Associação Mãos à Obra Portugal – AMO Portugal”.

O Limpar Portugal vai ser reeditado este ano nos dias 19 e 20 de Março. Não se propõe fazer o mesmo trabalho do ano passado, onde grande parte do esforço foi dirigido para remover grandes quantidades de resíduos, monstros e entulhos. Este ano, deverá ser uma actividade “soft e educativa”, concentrada nos plásticos, vidros, papel/cartão e metais que continuam a ser amontoados um pouco por todo o lado, facilmente separáveis e passíveis de reciclagem.

Assim, desafiam-se todas as coordenações e voluntários em geral do Limpar Portugal em 2010 a liderarem e desenvolverem nas suas áreas de intervenção, iniciativas de promoção e reflexão sobre a temática que nos juntou no ano passado. Várias poderão ser as abordagens, como por exemplo: actualizar no 3RdBlock os locais limpos e registar novos locais; fazer uma exposição de fotos do 20 de Março passado; organizar as escolas para fazerem pequenas rotas de lixo; visionar documentários educativos sobre o ambiente; organizar confraternizações locais, se possível com oficinas de ambiente; organizar passeios de BTT, TT ou caminhadas pelos locais limpos em Março de 2010; delinear planos de protecção das florestas; etc.

Claro que ninguém ficará impossibilitado de fazer recolhas de resíduos e organizar actividades semelhantes à que ocorreu em 2010…

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.