(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Saúde .- 167

>Saúde .- 167

>

Por Ana Maria Henriques, Enfermeira

Água

O corpo humano é formado em 65% por água. Este elemento essencial está em todo o nosso organismo, desempenhando uma função primordial ao proteger e lubrificar as cerca de 100 mil milhões de células que constituem o corpo humano. É um meio de transporte de nutrientes, resíduos e hormonas por todo o nosso corpo. Tem também a função fundamental de regular a temperatura corporal, através da eliminação do suor.

Assim, a água é essencial à vida e à nossa saúde, sendo um alimento com lugar de destaque na famosa roda dos alimentos. A quantidade de água que necessitamos de beber diariamente varia muito em função da idade, sexo, actividade física regular, estado de saúde, padrão alimentar e até mesmo do clima. Para um adulto sem doenças crónicas que vive num clima ameno, é necessário ingerir 1,5 litros de água, além da água proveniente dos alimentos. A forma mais prática de sabermos se ingerimos a água de que necessitamos consiste em observar a cor e o cheiro da urina, que deve ser clara e inodora, e a frequência com que vamos à casa de banho urinar, que deve ser, no mínimo, quatro vezes por dia. O nosso corpo só retém a água de que necessita, por isso se bebermos mais do que necessitamos, o organismo fará automaticamente o seu equilíbrio interno, eliminando a água em excesso pela urina.

Normalmente, quando temos sede já perdemos demasiada água, por isso devemos habituar-nos a beber líquidos ao longo do dia. Além do mais, devemos ter em conta que com o avanço da idade e o decréscimo da actividade física, a sensação de sede é também reduzida. Muitas pessoas não bebem água porque se esquecem… portanto, colocar uma garrafa de água perto (no local de trabalho, na sua mesa, no quarto a noite, na viagem) é uma maneira de esta não ficar esquecida ao longo do dia.

Nunca é demais referir que a água é, entre todas as bebidas, a mais adequada à nossa hidratação. As bebidas alcoólicas, refrigerantes e outras contêm alto teor de açúcar, por isso não são indicadas para beber em grande quantidade. No caso de idosos ou outras pessoas muito renitentes ao consumo da água no seu estado natural, esta pode ser substituída (em parte) por gelatina, chá, sumos/batidos de frutas, leite, sopa e legumes.

A água é um dos constituintes do planeta fundamentais para a existência de vida, logo é uma parte essencial do corpo. Deste modo, a água não pode ser esquecida, sendo também importante variar na sua constituição (várias marcas de água engarrafada e água canalizada).

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.