Associação Cap Magellan
“Sécur’été 2011”: balanço final
A Cap Magellan, principal associação de jovens lusodescendentes de França, organizou pelo 9.º ano consecutivo uma campanha de Segurança Rodoviária intitulada “Sécur’été”, dirigida aos automobilistas em geral, mas particularmente aos portugueses e lusodescendentes residentes em França e em toda a Europa, que se deslocam de carro a Portugal durante as férias de Verão.
Tendo decorrido em três países, França, Espanha e Portugal, esta campanha procurou sensibilizar a opinião pública para os perigos das viagens longas (fadiga, excesso de velocidade, etc.) e para as precauções a ter (preparação do veículo, parar de 2 em 2 horas para descansar, etc.). Pretendendo tocar os jovens, nomeadamente aquando das saídas nocturnas, a campanha tinha ainda como objectivo alertá-los para os perigos da condução sob o efeito de álcool.
Como em cada ano, a Cap Magellan acompanhou os automobilistas nas estradas em direcção a Portugal, recebendo-os nas fronteiras de Vilar Formoso, Valença e Vila Verde da Raia. Tanto no norte como no centro do País, passando também por Lisboa, a equipa da Cap Magellan percorreu cerca de 4000 quilómetros num Toyota Auris Híbrido cedido pela marca Toyota especialmente para a campanha para informar sobre o código da estrada, para alertar para os perigos daí decorridos e sobre as precauções a ter, para distribuir material informativo (Guias de Vaerão 2011, folhetos, mapas rodoviários…). À saída das discotecas os condutores “sopravam no balão” para verificar as taxas de alcoolemia.
De Valença a Vilar Formoso, passando por Vila Verde da Raia, de Viana do Castelo a Lisboa, passando por Fafe, Chaves, Vila Real, Figueira de Castelo Rodrigo, Figueira da Foz, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, São Martinho do Porto, Vieira de Leiria, Pedrógão, São Pedro de Moel e até Castelo Branco e Vilamoura, milhares de pessoas se cruzaram com os voluntários da campanha, sobretudo em lugares turísticos como as praias, o Santuário de Fátima ou o Mosteiro da Batalha ou de Alcobaça… Ou, para os amantes da diversão nocturna, também em várias discotecas, nomeadamente na Look’s de Vila Real, na Factory de Fafe, na Império Romano da Marinha Grande, na Platz de Chaves e numa noite muito especial em parceria com a VIP na Palace Kiay de Pombal. A Cap Magellan esteve ainda na Beach Party na Praia das Paredes. Mesmo que não pessoalmente, muitas outras pessoas tomaram conhecimento através dos parceiros da campanha, televisões, rádios, revistas e jornais, entre os quais o Jornal da Golpilheira.
Segundo a organização, “foi durante as acções nocturnas que a campanha obteve maior impacto, convencendo muitos que não estavam em condições de conduzir a deixar o automóvel a outra pessoa”. Este e outros factores “dão-nos ainda mais motivação para manter esta campanha anual de prevenção e segurança rodoviária”, sendo o “balanço positivo destas acções de sensibilização, que foram úteis mais do que num caso, informando sobre os perigos na estrada, tudo num ambiente de bom humor”. Acrescenta-se ainda “a distribuição do Guia de Verão 2011, com indicações sobre os lugares a visitar em Portugal e das actividades a realizar durante as férias”.
Apesar de tudo, “as estradas portuguesas conheceram novamente acidentes trágicos”, pelo que “a campanha continuará no futuro”, garante a Cap Magellan, aproveitando para agradecer “a todos os nossos parceiros, à madrinha desta edição – Elisabete Jacinto – assim como a todos os voluntários”.