(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Rosas do Lena vai aos Açores

Rosas do Lena vai aos Açores



Pela segunda vez, o Rancho Folclórico Rosas do Lena vai participar, de 2 a 8 de Agosto, no Festival Nacional da Relva e noutras manifestações etnográficas na ilha de São Miguel, nos Açores.
Esta mais uma actividade deste agrupamento, entre tantas outras que organiza durante o ano, uma das quais a Gala Internacional de Folclore da Batalha, que este ano decorre a  11 de Agosto (ver última página).
Mas nem só de espectáculos se faz o folclore. Ao longo do ano, por exemplo, têm decorrido cursos de concertina, de violão e de cavaquinho, ministrados tanto aos componentes do Rosas do Lena como de outros grupos da região.
Outro âmbito importante da sua actividade relaciona-se com o Museu Etnográfico da Alta Estremadura. Entre fins de Maio e princípios de Julho, quatro alunos do Agrupamento de Escolas da Batalha estagiaram neste museu, onde procederam ao inventário fotográfico das peças expostas e realizaram visitas guiadas e actividades com crianças. No 7º Festibatalha, a 8 de Julho passado, estiveram presentes com trabalhos de divulgação do museu e com jogos tradicionais infantis.

Bodas de Ouro a caminho…

Entretanto, o programa das comemorações do cinquentenário do Rosas do Lena, em 2013, está praticamente elaborado. Entre outras iniciativas, estão previstos colóquios com etnógrafos, etno-musicólogos, historiadores, jornalistas e sociólogos, exposições repartidas por vários espaços na Batalha e na Rebolaria, evocação de mestre António Pereira Marques e, evidentemente, novas edições da Gala Internacional de Folclore da Batalha, do Festibalatalha, do Encontro Nacional de Cantadores e Tocadores de Instrumentos Tradicionais, do Museu ao Vivo, da Adiafa da Cultura, dos Cânticos da Quaresma, dos jogos tradicionais e dos espectáculos etnográficos, etc.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.