(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Festas da Batalha 2012

Festas da Batalha 2012

As Festas da Batalha deste ano, nos dias 11 a 15 de Agosto, voltaram a atrair à Vila Heróica vários milhares de pessoas. Ao contrário do que tem acontecido nos últimos anos, as entradas nos serões musicais foram pagas, uma medida anunciada pelo Município como forma de permitir a continuidade das festas em tempo de austeridade.
De entrada gratuita foi apenas a primeira noite, reservada à XXVII Gala Internacional de Folclore da Batalha, organizada pelo rancho Rosas do Lena e que, este ano, contou com os convidados Grupo de Música e Danças “Tradiciones” (Venezuela), Rancho Folclórico de Silvares (Fundão – Beira Baixa), Grupo Folclórico “Utauta” (Lituânia), Rancho Regional das Lavradeiras de Carreço (Viana do Castelo – Alto Minho), Grupo Folclórico “Atabara” (Tenerife – Espanha) e Grupo “Cossacos do Volga” (Samara – Rússia). Uma noite de beleza e variedade etnográfica, apreciada por alguns milhares de pessoas que encheram o Largo do Condestável, junto à estátua equestre de São Nuno Álvares Pereira, tendo o Mosteiro de Santa Maria da Vitória como cenário.
O cartaz das noites seguintes trouxe ao interior do antigo campo de futebol quatro artista do panorama nacional. Embora com alguma diferença de bilheteira, o público correspondeu, apesar da anunciada lotação de 15 mil pessoas ter ficado por esgotar. Os números oficiais adiantados pelo Município revelam que estiveram presentes 2750 espectadores no concerto de Mickael Carreira, 4000 no de Pedro Abrunhosa & Comité Caviar, 500 no de Suzana e 8500 no de Tony Carreira.
Mas outras iniciativas marcaram estes festejos de Agosto, como V Mostra de Actividades Económicas do Concelho, que ocupou o largo Cónego Simões Inácio, e alguns jogos e animações de rua, sobretudo nos dias 14 e 15. No primeiro, Dia do Município, o destaque foi para as cerimónias protocolares no Mosteiro, ao final da manhã, e o sempre muito concorrido encontro de emigrantes, ao final da tarde. No segundo, feriado municipal, o rei foi o atletismo com a realização das provas “Mestre de Avis” e Batalha Jovem” (ver pag. 7).
Ainda no âmbito destas festas, voltou a organizar-se o “Torneio de Futebol São Nuno de Santa Maria”, que colocou frente a frente as equipas representantes das quatro freguesias do Concelho. A vencedora deste este ano foi a equipa do Reguengo do Fetal, ficando São Mamede em 2.º lugar, a Batalha em 3.º e a Golpilheira, vencedora do ano passado, em último.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.