(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
FESTA DO SENHOR DOS AFLITOS – Corrida de Cântaros e entrega da bandeira. Fim.

FESTA DO SENHOR DOS AFLITOS – Corrida de Cântaros e entrega da bandeira. Fim.

Tudo tem um fim, mas no caso das festas em honra do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, na Golpilheira, o fim é um dos momentos mais aguardados. A corrida de cântaros começou por ser um concurso de habilidade e equilibrismo. Durava longos minutos, nos tempos em que as senhoras costumam ir à fonte de cântaro à cabeça. Agora, que a água sai das torneiras, as meninas já nem sabem o que é um cântaro (às tantas pensam que foi uma invenção propositada para este divertido jogo). A verdade é que, mesmo quebrando a regra de não levar as mãos ao pote, é ele que acaba quebrado em escassos segundos. As meninas lá terão outras habilidades (a tirar “selfies”, ou assim…), mas para isto de cântaros não foram feitas.

Dizíamos que isto começou por ser uma prova. Actualmente é mais uma forma de celebrar em grande o quase-final de três dias de muitos trabalhos. À falta de champanhe, serve a água dos cântaros, ou mesmo da pia onde são cheios. Uns anos mais molhados do que outros, podemos dizer que desta vez foi “de caixão à cova”… foi tudo ao banho dentro da pia, que pareciam pintainho(a)s.

Como Cleópatra se banhava em leite para manter a frescura dos anos, também as quarentonas decidiram (ou alguém decidiu por elas) ir reforçar a sua beleza no preciso líquido. Alguém devia ter avisado que aquilo não era leite, mas água com cal. Um defeito a corrigir para o ano. Mas a verdade é que o efeito resultou… saíram de lá lindas!

Depois do banho, lá subiram ao palco a agradecer a ajuda que tantos e tantos voluntários deram para que estas festas fossem um sucesso. Sortearam uma rifas e entregaram a bandeira à Comissão da Igreja, que pediu uma calorosa salva de palmas para este magnífico grupo de festeiros.

Por sua vez, a Comissão entregou a bandeira aos nascidos em 1976, que irão assumir a tarefa de organizar o festejo nos dias 30 de Julho  1 de Agosto de 2016. Pediram a ajuda de todos os que costumam ajudar e sorriam ao olhar os colegas ensopados, a adivinhar o seu destino no próximo ano. Descansem, não era tudo suor!…

E um espectacular fogo de artifício selou o momento em grande. Ainda houve música por mais uma hora e muita loiça para lavar. Mas isso já se sabe que quem quer festa…

 

Ora veja lá as fotos

LMF

 

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.