(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Ministro na inauguração oficial da Primeira Posição da Batalha de Aljubarrota

Ministro na inauguração oficial da Primeira Posição da Batalha de Aljubarrota

maquina
Ver Foto-Reportagem

Por ocasião da vinda à Batalha para a sessão solene do Dia do Município, o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar Branco presidiu à inauguração oficial do edifício da Primeira Posição da Batalha de Aljubarrota, localizado junto à Ponte da Boutaca, com vista privilegiada sobre o Mosteiro de Santa Maria da Vitória.

Na ocasião, o ministro atribuiu à Fundação Batalha de Aljubarrota (FBA), na pessoa do seu presidente, Alexandre Patrício Gouveia, a Medalha da Defesa Nacional, pelo serviço de valorização e dignificação de “uma parte do património cultural associada aos principais campos de batalha existentes em Portugal: Atoleiros (1384), Trancoso (1385), Aljubarrota (1385), Linhas de Elvas (1659), Ameixial (1663) e Montes Claros (1665)”. Lembrando a importância crescente do turismo militar na actualidade, Aguiar-Branco elogiou este tipo de equipamentos como “potenciador do conhecimento da história e do património a ela associado, como a arquitectura, os costumes, o vestuário ou a gastronomia”.

Considerando este como “um dia memorável” e “uma honra para todos os portugueses”, o homenageado manifestou em comunicado o seu orgulho por “sermos reconhecidos pela valorização histórica que prestamos, atribuindo a esta batalha o peso que merece na história do País”. Já na recepção à comitiva inaugural, havia frisado a preocupação da FBA em proteger as paisagens históricas e manter estes espaços abertos a novas investigações e estudos, sublinhando a importância dos apoios estatais e privados que tem recebido para este trabalho. “É também uma aposta na preservação e transmissão às novas gerações dos valores daquela época histórica, como a coragem, a primazia do interesse colectivo e a glória de Deus”, concluiu.

Apresentação do centro

Ligado tematicamente ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA), no Campo Militar de São Jorge, este edifício foi idealizado e construído pela Fundação Batalha de Aljubarrota (FBA), apresentando o primeiro local escolhido por Nuno Álvares Pereira para travar o avanço do exército castelhano na contenda de 1385. De acordo com os relatos históricos, o Condestável terá considerado, no dia da batalha, aquela localização pouco favorável ao conflito, tendo então deslocado o exército português para uma segunda posição, mais para sul.

Na visita guiada que se seguiu à inauguração, João Mareco, director do CIBA, referia que “é importante mostrar a nossa história, ressalvando os pontos em que os portugueses mais se destacaram, com o maior realismo possível, tendo em conta todas as ferramentas de que dispomos a nível tecnológico e que permitem um conhecimento aprofundado sobre a temática”. Assim, “este local remete-nos para um plano mais esotérico e contemplativo daquele momento e mostra, num espectáculo multimédia, a grande construção evocativa do Rei de Portugal, D. João I, em agradecimento à vitória na batalha, o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, numa retrospectiva ‘acelerada’, para que o espectador entenda os momentos principais daquela construção, obra-prima da arte gótica em Portugal”.

Dispondo de serviços educativos com um programa variado, dirigido a escolas e a outros grupos ou visitantes individuais, a Primeira Posição Portuguesa na Batalha de Aljubarrota está aberta de quarta-feira a domingo, das 11h30 às 17h00, com um custo de entrada de três euros (metade para jovens, estudantes e seniores).

LMF

Ver foto-reportagem

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.