(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Presidente da Câmara recebe Medalha da Defesa Nacional no Dia do Município

Presidente da Câmara recebe Medalha da Defesa Nacional no Dia do Município

Na manhã do dia em que se assinalaram os 630 anos sobre a histórica vitória portuguesa na batalha de Aljubarrota, em gesto solene de gratidão, uma coroa de flores foi depositada aos pés de D. João I, no túmulo da capela do Fundador do Mosteiro de Santa Maria da Vitória.

Na tarde deste mesmo 14 de Agosto, feriado municipal da Batalha, uma sessão solene assinalou a efeméride e lembrou que “este local onde se venceu uma das maiores crises da nacionalidade deve ser exemplo de coragem e tenacidade para ultrapassar actuais problemas e obstáculos”, como referiu na ocasião o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco.

Presidindo à sessão solene onde marcaram também presença Teresa Morais, secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, e alguns deputados da Nação, o governante apontou como ambição nacional “passar do deficit baixo para uma situação de superavit”, como “garantia de soberania semelhante à conquistaram os heróis de Aljubarrota”. Lembrando o “choque de realidade” que foi a intervenção da “troika” no nosso país, o ministro defendeu que “não podemos voltar a atrás” e é necessário apostar “numa estratégia de longo prazo, que supere as tácticas momentâneas que nos conduzem à insegurança de tempos de euforia e tempos de depressão”. Rigor, disciplina e persistência foram palavras que retirou da história celebrada no Mosteiro, como “segredo para a confiança que não pode existir por decreto, mas se constrói com esforço”.

Perante as cerca de duas centenas de pessoas presentes nas Capelas Imperfeitas, entre as quais representantes das várias entidades civis, militares e religiosas da região, Aguiar-Branco terminou a sua intervenção com a entrega da Medalha da Defesa Nacional – 1.ª Classe ao presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos. Trata-se de uma distinção aos que “no âmbito técnico-profissional, revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Ministério da Defesa Nacional”, condição que o homenageado “cumpriu enquanto deputado e enquanto autarca”, adiantou o ministro.

Medalhas de mérito

Mas esta não foi a primeira distinção da tarde. Antes, já o presidente da autarquia havia entregue também as medalhas de Mérito Municipal, a primeira das quais a Isabel Damasceno, ex-presidente da Câmara Municipal de Leiria e vogal executiva do Programa Operacional Regional do Centro – “Mais Centro”, pelo “excelente trabalho desenvolvido no âmbito deste Programa e apoio inestimável sempre prestado ao concelho da Batalha”.

Outra medalha foi para o sargento-ajudante Rui Teixeira, comandante da Base de Reserva de Alcaria, do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da Guarda Nacional Republicana, “devido ao trabalho de sensibilização que vem sendo desenvolvido no cumprimento das obrigações de limpeza florestal nas imediações das habitações no concelho, resultando num decréscimo significativo do risco de incêndios”.

Em reconhecimento pelo “trabalho desenvolvido ao longo de décadas na produção de flores, apostando continuamente na inovação”, também o responsável da Horto-Florícola de Santo Antão, António da Silva Jordão, foi agraciado na cerimónia. Igualmente distinguidos foram o artista plástico e jovem empresário Bruno Gaspar, pelo “empreendedorismo, acção solidária e promoção do concelho e da região”, e a Associação Portuguesa de Deficientes – Delegação Distrital de Leiria, “pela sua acção solidária e os sucessivos campeonatos conquistados na modalidade de basquetebol em cadeira de rodas”.

Finalmente, uma medalha a título póstumo para Cláudio Pereira da Silva, “um batalhense de inquestionável integridade, carácter e possuidor de excepcionais qualidades humanas e de trabalho, com uma longa carreira ligada às associações humanitárias”.

Na cerimónia foram ainda atribuídas medalhas de assiduidade e bons serviços aos colaboradores do Município aposentados no último ano.

Presidente “partilha” méritos

Na intervenção de abertura da sessão, Paulo Batista aproveitou para “prestar contas” do seu exercício do último ano, sublinhando algumas “promessas cumpridas” como a definição de uma zona urbana na vila com condições privilegiadas para a sua futura requalificação, a aprovação do PDM revisto, a criação do espaço do cidadão, a redução de impostos locais, o reforço do apoio às empresas, o assumir de novas competências na área da gestão do parque escolar, a aposta em respostas sociais mais eficazes a idosos e vítimas de violência doméstica, o apoio à preservação ambiental e às associações culturais e desportivas da vila.

“Estas conquistas só foram possíveis com a parceira e colaboração de muitas pessoas e entidades”, referiu o presidente, citando entidades como a Segurança Social, o Instituto do Emprego e Formação Profissional, alguns serviços do Governo, a GNR, as IPSS concelhias e “os vereadores e colaboradores da autarquia que não poupam esforços para um desempenho exemplar”. Só com essas sinergia se pode “encarar o futuro com a confiança e a determinação que temos na resolução dos problemas que enfrentamos”, concluiu.

LMF

Ver foto-reportagem

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.