(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Vacinação na Batalha vai começar

Vacinação na Batalha vai começar

Começa hoje, 19 de Fevereiro, o processo de vacinação contra a Covid-19 no concelho da Batalha. Os utentes incluídos na primeira fase, conforme as prioridades definidas pelas autoridades de saúde, são as pessoas com idade igual ou superior a 80 anos e as pessoas com 50 ou mais anos e com doenças associadas.

O processo de vacinação foi previamente preparado pelos profissionais de saúde e responsáveis municipais, desde o contacto prévio e direto como os cidadãos incluídos nesta primeira fase, a decorrer no Centro de Vacinação Municipal, instalado nos balneários do campo de futebol da zona desportiva da Batalha.

Segundo nota da Autarquia, neste primeiro dia “serão vacinadas cerca de 100 pessoas com 80 ou mais anos das freguesias da Batalha, Golpilheira e Reguengo do Fetal”. No sábado, dia 20, serão vacinadas as pessoas com 50 ou mais anos com algumas das seguintes patologias: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.

Em próxima sessão, informa a Câmara, “serão considerados os utentes da USF Condestável da freguesia de São Mamede”, bem como “os grupos etários que, por insuficiência de vacinas, não possam ser considerados na primeira sessão”.

O Município da Batalha recorda que “o processo de vacinação apenas está a iniciar” e que “é essencial manter as medidas de proteção e cumprir com as orientações da DGS para reduzir o risco de contágio pela COVID-19”.

Recorde-se que apenas poderão ser vacinadas as pessoas previamente chamadas pelas autoridades de saúde ou contactadas pelo Município da Batalha, conforme o definido e critérios fixados pela Direção-Geral da Saúde (DGS). A autarquia garante apoio logístico, transporte e facilidades ao nível dos contactos com as pessoas a vacinar, “num processo que já está a ser preparado há cerca de duas semanas e que garante que ninguém ficará excluído da campanha de vacinação contra a Covid-19”.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.