(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Faleceu o nosso colaborador Miguel Portela

Faleceu o nosso colaborador Miguel Portela

Na última edição do Jornal da Golpilheira tínhamos dado conta da doença súbita que acometeu o nosso colaborador Miguel Portela e que o impediu de participar nessa edição, como vinha fazendo regularmente desde Janeiro de 2015. Também na edição de Maio/Junho, que fechámos há uns dias, não tinha sido possível voltar a contar com o seu trabalho e as notícias sobre a sua saúde não eram animadoras. Ontem, 14 de Junho, recebemos a triste confirmação do seu falecimento, aos 47 anos de idade.

Miguel Ângelo Portela da Silva Caetano nasceu em Moçambique, a 6 de novembro de 1973, mas desde muito novo que veio residir em Figueiró dos Vinhos, onde tinha raízes familiares.

Formado em engenharia civil, foi sobretudo no campo da cultura e das artes que mais se notabilizou publicamente, sendo um incansável investigador e divulgador da história, em especial do distrito de Leiria.

Dinamizador cultural, organizou diversas exposições e editou vários livros, tendo profícua publicação de artigos científicos na imprensa regional, como era o caso do Jornal da Golpilheira. Além disso, notabilizou-se pela sua participação cívica como deputado municipal no seu concelho e no campo das artes, como escritor, conferencista, compositor, coralista, músico e poeta.

A vida terrena foi curta, não lhe permitindo continuar um trabalho que, sem qualquer dúvida, enriquecia a nossa cultura e o conhecimento da nossa memória histórica. Ficará recordado como um dedicado e competente investigador, um colaborador apreciado e um bom amigo que, com muita consternação, vemos partir.

Aos familiares e amigos enviamos um abraço de condolências e a união na oração para que Deus o recompense e o acolha na sua paz.

A Direcção/Redacção

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.