Leiria recebe Bienal Ibérica de Património Cultural

Leiria recebe Bienal Ibérica de Património Cultural

Mais de 60 expositores marcam presença na Bienal Ibérica de Património Cultural, em Leiria, entre 14 e 17 de outubro.

É a primeira vez que a AR&PA decorre numa escala geográfica tão vasta já que vai percorrer os 10 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, a entidade que acolhe esta quinta edição, em Portugal. A Bienal Ibérica de Património Cultural, organizada pela SPIRA, tem como tema os “Jovens e o Património”, e conta com uma extensa programação que começou em maio e termina de 14 a 17 de outubro, em Leiria, e espalha-se pelo Mercado de Sant’Ana, pela Igreja da Misericórdia, pela Biblioteca Municipal, pelo Centro Cívico, pelo Teatro José Lúcio da Silva e, de forma dispersa, por todo o Centro Histórico da cidade. Destaca-se, este ano, a 1ª edição dos PRÉMIOS PATRIMONIO.PT que visa galardoar os projetos promotores de uma real aproximação entre o Património Cultural e os cidadãos, contemplando 6 categorias distintas. Todas as atividades são gratuitas.

“Apoiamos desde o primeiro momento a realização desta Bienal no território da Rede. O património e a cultura, no geral, mas a ligação dos jovens ao património e à cultura, em particular, é um tema que nos é extremamente querido enquanto entidade promotora da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura. É urgente cativar os mais jovens, fazê-los apaixonar pelo que temos de tão extraordinário e ajudarmos a combater estes números tão negativos que nos colocam nos mais baixos índices europeus de consumo de património cultural por parte dos jovens com idade entre os 15 e os 24 anos”, adianta Paulo Lameiro coordenador do Grupo Executivo da Rede Cultura.

Mais de 60 expositores de diversas áreas do património cultural – como conservação e restauro, museologia, novas tecnologias, educação, consultoria, I&D – e dezenas de oradores marcam presença no evento.

Destaque para as “Talks Jovens e Património”: seminários profissionais de discussão aberta e participativa que falam sobre “como atrair o interesse dos jovens pelo património cultural” e como “aproximar o trabalho dos profissionais do setor deste público-alvo”, lê-se em nota de imprensa da Bienal.

“A captação desta importantíssima Bienal pelo território demonstra a aposta da Rede Cultura 2027 no património, nos jovens e na dotação imaterial do património material e na Europa que tem no património o seu passado e o futuro.  Como o património só tem futuro se for mapeado e atrativo junto dos jovens é fundamental a sua vivificação, tal como Leiria e a Rede o vê e como o projeto CEC o vai corporizar, aliás como se vê na recuperação material do Castelo feita pelo Município e atividade imaterial que desde aí este acolhe”, remata Paulo Lameiro.

Os vencedores são conhecidos no dia 16, no Teatro José Lúcio da Silva, às 19 horas. A cerimónia conta com momentos musicais protagonizados pela Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP), o Orfeão de Leiria e a Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura (AFRLAE).

A AR&PA é promovida em parceria com a Fundação Millennium Bcp, o Ministério da Cultura / DGPC, o Ministério da Economia / Turismo de Portugal, o Ministério dos Negócios Estrangeiros / AICEP – Portugal Global e conta ainda com o apoio institucional da Comissão Nacional da UNESCO e o Alto Patrocínio do Presidente da República.

PROGRAMAÇÃO

Espaço Expositivo

10h-19h de quinta a Sábado; 10h-16h domingo (14 a 17 de outubro)

+ de 60 expositores

Apresentações Innovation Point em contínuo (14 e 15 de outubro)

3 seminários internacionais com workshops integrados

Conservation & Restoration Talks (14 de outubro)

Tourism Talks (14 de outubro)

International Heritage Talks (15 de outubro)

16 oradores ingleses, franceses, espanhóis e portugueses; 3 key note speakers, 7 moderadores e 4 formadores

Oficinas de Artes & Ofícios

10 parceiros Artes & Ofícios, com oficinas em contínuo: arqueologia, música, artesanato, conservação e restauro, técnicas tradicionais, tecnologia

Atividades de Educação Patrimonial

Visitas escolares (14 e 15 de outubro)

Educação Patrimonial em contínuo (14 a 17 de outubro)

Roteiros de skate e bmx na cidade (16 e 17 de outubro)

Oficinas de dança

Concertos noturnos (14 e 15 de outubro)

Ciclo de Arqueologia (16 de outubro)

Cerimónia da 1ª edição dos Prémios Patrimonio.pt

Performances por parte da Sociedade Artística e Musical de Pousos (SAMP), Associação Folclórica da Região de Leiria e Alta Estremadura (AFRLAE) e Orfeão de Leiria (EMOL)

6 categorias de Prémios; 45 candidaturas; 3 membros do júri

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.