(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Leiria recebe Bienal Ibérica de Património Cultural

Leiria recebe Bienal Ibérica de Património Cultural

Mais de 60 expositores marcam presença na Bienal Ibérica de Património Cultural, em Leiria, entre 14 e 17 de outubro.

É a primeira vez que a AR&PA decorre numa escala geográfica tão vasta já que vai percorrer os 10 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, a entidade que acolhe esta quinta edição, em Portugal. A Bienal Ibérica de Património Cultural, organizada pela SPIRA, tem como tema os “Jovens e o Património”, e conta com uma extensa programação que começou em maio e termina de 14 a 17 de outubro, em Leiria, e espalha-se pelo Mercado de Sant’Ana, pela Igreja da Misericórdia, pela Biblioteca Municipal, pelo Centro Cívico, pelo Teatro José Lúcio da Silva e, de forma dispersa, por todo o Centro Histórico da cidade. Destaca-se, este ano, a 1ª edição dos PRÉMIOS PATRIMONIO.PT que visa galardoar os projetos promotores de uma real aproximação entre o Património Cultural e os cidadãos, contemplando 6 categorias distintas. Todas as atividades são gratuitas.

“Apoiamos desde o primeiro momento a realização desta Bienal no território da Rede. O património e a cultura, no geral, mas a ligação dos jovens ao património e à cultura, em particular, é um tema que nos é extremamente querido enquanto entidade promotora da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura. É urgente cativar os mais jovens, fazê-los apaixonar pelo que temos de tão extraordinário e ajudarmos a combater estes números tão negativos que nos colocam nos mais baixos índices europeus de consumo de património cultural por parte dos jovens com idade entre os 15 e os 24 anos”, adianta Paulo Lameiro coordenador do Grupo Executivo da Rede Cultura.

Mais de 60 expositores de diversas áreas do património cultural – como conservação e restauro, museologia, novas tecnologias, educação, consultoria, I&D – e dezenas de oradores marcam presença no evento.

Destaque para as “Talks Jovens e Património”: seminários profissionais de discussão aberta e participativa que falam sobre “como atrair o interesse dos jovens pelo património cultural” e como “aproximar o trabalho dos profissionais do setor deste público-alvo”, lê-se em nota de imprensa da Bienal.

“A captação desta importantíssima Bienal pelo território demonstra a aposta da Rede Cultura 2027 no património, nos jovens e na dotação imaterial do património material e na Europa que tem no património o seu passado e o futuro.  Como o património só tem futuro se for mapeado e atrativo junto dos jovens é fundamental a sua vivificação, tal como Leiria e a Rede o vê e como o projeto CEC o vai corporizar, aliás como se vê na recuperação material do Castelo feita pelo Município e atividade imaterial que desde aí este acolhe”, remata Paulo Lameiro.

Os vencedores são conhecidos no dia 16, no Teatro José Lúcio da Silva, às 19 horas. A cerimónia conta com momentos musicais protagonizados pela Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP), o Orfeão de Leiria e a Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura (AFRLAE).

A AR&PA é promovida em parceria com a Fundação Millennium Bcp, o Ministério da Cultura / DGPC, o Ministério da Economia / Turismo de Portugal, o Ministério dos Negócios Estrangeiros / AICEP – Portugal Global e conta ainda com o apoio institucional da Comissão Nacional da UNESCO e o Alto Patrocínio do Presidente da República.

PROGRAMAÇÃO

Espaço Expositivo

10h-19h de quinta a Sábado; 10h-16h domingo (14 a 17 de outubro)

+ de 60 expositores

Apresentações Innovation Point em contínuo (14 e 15 de outubro)

3 seminários internacionais com workshops integrados

Conservation & Restoration Talks (14 de outubro)

Tourism Talks (14 de outubro)

International Heritage Talks (15 de outubro)

16 oradores ingleses, franceses, espanhóis e portugueses; 3 key note speakers, 7 moderadores e 4 formadores

Oficinas de Artes & Ofícios

10 parceiros Artes & Ofícios, com oficinas em contínuo: arqueologia, música, artesanato, conservação e restauro, técnicas tradicionais, tecnologia

Atividades de Educação Patrimonial

Visitas escolares (14 e 15 de outubro)

Educação Patrimonial em contínuo (14 a 17 de outubro)

Roteiros de skate e bmx na cidade (16 e 17 de outubro)

Oficinas de dança

Concertos noturnos (14 e 15 de outubro)

Ciclo de Arqueologia (16 de outubro)

Cerimónia da 1ª edição dos Prémios Patrimonio.pt

Performances por parte da Sociedade Artística e Musical de Pousos (SAMP), Associação Folclórica da Região de Leiria e Alta Estremadura (AFRLAE) e Orfeão de Leiria (EMOL)

6 categorias de Prémios; 45 candidaturas; 3 membros do júri

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.