(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Captar património imaterial, com telemóvel, em filmes de 3 minutos

Captar património imaterial, com telemóvel, em filmes de 3 minutos

Arrancou a segunda edição do concurso “Gentes e Lugares” da Rede Cultura, para crianças e jovens dos 3 aos 18 anos. Depois de, em 2021, terem olhado para as pessoas, em 2022 o desafio é: Captar património imaterial, com telemóvel, em filmes de 3 minutos

A última oficina da edição 2021 decorreu ontem em Torres Novas, com anúncio do projeto com uma nova edição já em 2022.
O projeto “Gentes e Lugares” integrado no programa de Educação da Rede Cultura 2027 apresentou, em junho, o retrato de 26 municípios em tempos de confinamento.


Nem a pandemia impediu o sucesso: participaram 77 turmas, 47 escolas e produziram-se mais de centena e meia de filmes que foram avaliados por um júri, presidido pelo cineasta leiriense Pedro Neves. A última oficina da edição de 2021, prémio ganho pela Escola Profissional de Torres Novas, decorreu ontem, dia 15, com a “Oficina Gentes e Lugares”, sob orientação dos membros do júri Álvaro Romão, Pedro Neves e Ricardo Leite. A ocasião marcou a apresentação da continuidade do projeto, com a segunda edição a ser especialmente dirigida ao estudo e partilha do património imaterial.


Paralelamente ao concurso, haverá módulos ativos com alunos e professores de exploração dos patrimónios imateriais da nossa rede. À semelhança da primeira edição, o concurso integra um programa de formação acreditada para professores na área dos conteúdos. São esperados mais de 150 filmes no final do projeto, em junho de 2022.
Em cada um dos 26 concelhos serão elaborados ao longo do ano letivo concursos locais de 4 escalões: pré-escolar, primeiro ciclo, segundo e terceiro ciclos, e secundário. Realizado em 3 fases, pré-eliminatória (em cada agrupamento), eliminatória (em cada
concelho) e numa grande final (Rede Cultura 2027), a ter lugar no dia 1 de junho de
2022.

Fonte: Rede Cultura 2027
Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.