(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
CIM da Região de Leiria cria plataforma para apoio ao acolhimento de ucranianos

CIM da Região de Leiria cria plataforma para apoio ao acolhimento de ucranianos

Para melhor articulação das disponibilidades de alojamento e garantir um apoio mais eficaz no acolhimento temporário em Portugal de cidadãos de nacionalidade ucraniana, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria disponibiliza uma plataforma de recursos e de alojamentos nos 10 municípios desta CIM. Para informar a disponibilidade, basta o preenchimento do formulário disponível em “SOS Ucrânia – Região de Leiria”.

Podem beneficiar desta protecção temporária os cidadãos nacionais da Ucrânia e seus familiares, que se encontrem deslocalizados por motivo do conflito militar na Ucrânia.

Esta resposta colectiva no acolhimento de cidadãos ucranianos, realizada pelos municípios que integram a Região de Leiria, irá ser reforçada com medidas de apoio na integração nas áreas da saúde e da educação, para além do emprego e protecção social, em articulação com o  Governo, organizações da sociedade civil, IPSS e também com a comunidade ucraniana em Portugal, no sentido de responder aquelas que são as necessidades fundamentais, que podem ser alojamento, mas também com uma aposta fundamental na dimensão da inclusão e emprego.

Na presente data, a Região de Leiria regista uma disponibilidade imediata e de urgência para 200 cidadãos e, com o registo de mais ofertas municipais, da sociedade civil, IPSS e empresas, será expectável que nos próximos dias se alcance o objectivo de disponibilizar apoio a cerca de um milhar de cidadãos refugiados da Ucrânia.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail sosucrania@cimregiaodeleiria.pt ou do telefone (+351) 244 811 133.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

One comment

  1. Pingback: A solidariedade “a sério” - Jornal da Golpilheira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.