(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Rosas do Lena expõe instrumentos tradicionais no Turismo da Batalha

Rosas do Lena expõe instrumentos tradicionais no Turismo da Batalha

Inserida no tema genérico “O Museu Desceu à Vila”, o Rancho Folclórico Rosas do Lena, da Rebolaria, tem patente, até ao dia 25 de Abril, no Posto de Turismo da Batalha, mais uma exposição, desta vez dos instrumentos musicais de uso popular, da colecção do Museu Etnográfico da Alta Estremadura/Casa da Madalena.

“Instrumentos Musicais da Tradição da Alta Estremadura” exibe uma grande diversidade de instrumentos oriundos, na sua maioria, do Museu Etnográfico da Alta Estremadura, tutelado pelo Rancho Folclórico Rosas do Lena. Dos instrumentos em exposição, destacam-se aqueles construídos a partir de materiais oriundos da natureza, como as madeiras, as canas, o barro e as peles de animais. Destes, são exemplo os pífaros, as ocarinas, os “sapos”, os “cartaxos”, os “cucos” e a gaita-de-foles.

Também as cordas se revelam nesta exposição, merecendo a viola toeira uma relevância especial, já que há registos da utilização deste instrumento na Batalha.

Mas há mais estrelas musicais nesta exposição. Os harmónios, adotados no nosso país a partir do final do século XIX, tiveram um lugar de excelência nas manifestações populares estremenhas. Este instrumento, junto com as concertinas, ou as gaitas de beiços exibem-se nesta mostra que visa promover e perpetuar a cultura popular da Alta Estremadura.

A exposição pode ser visitada, diariamente, das 10h às 13h e das 14h às 18h.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.