(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Robótica colaborativa apresenta-se na Batalha

Robótica colaborativa apresenta-se na Batalha

No passado dia 13 de Abril, a Universal Robots (UR), com o distribuidor especialista Stockfer, veio à Batalha apresentar o tema da robótica colaborativa e casos práticos de aplicação de sucesso em todo o tipo de indústria. Com o objectivo de “criar um mundo para as pessoas trabalharem com os robôs e não para os robôs”, estes têm vindo a ser usados em todo o tipo de indústria, como aeroespacial, alimentar, mobiliário, electrónica, automóvel, entre outros.


Perante algumas dezenas de empresários e interessados na área, foi demonstrado como os robôs colaborativos diferem dos típicos robôs industriais por serem mais fáceis de configurar, necessitarem de pouco espaço e terem instalações flexíveis. “São a ferramenta ideal para trabalhos que exijam precisão, como o acabamento de superfícies, atendimento de máquinas ou soldadura”, afirmaram os especialistas. Estas são algumas das vantagens da robótica colaborativa, para aumentar a competitividade e manter a produção a nível local, com aplicação possível em empresas de todas as dimensões.
Alguns desses robots puderam ser vistos e experimentados no local, para uma avaliação mais prática das suas funcionalidades, software, tipos de instalação e exemplos práticos dos produtos da Universal Robots. Os interessados puderam, assim, avaliar a viabilidade de um projecto de robotização na sua empresa e obter aconselhamento personalizado para essa automatização.
Fundada em 1997, a Stockfer é uma PME dedicada ao desenvolvimento e comercialização de ferramentas e acessórios para a indústria metalomecânica e para a indústria em geral. É representante em Portugal de diversas marcas de referência a nível mundial na área da maquinação, englobando todas as variantes do processo de fabrico: fixação de peças e ferramentas, automação, ferramentas de corte, lubrificação e arrefecimento, verificação e medição. Uma delas é a Universal Robots, empresa dinamarquesa formada em 2005 por três universitários e que actualmente tem escritórios por todo o mundo.

Samuel Ferraz

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.