(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Fiaba recebe enchente na inauguração

Fiaba recebe enchente na inauguração

Está oficialmente inaugurada a 30.ª edição da FIABA – Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha. Foi pelas 19h00 desta quarta-feira (15-06-2022) que a comitiva de abertura percorreu o recinto, cumprimentando as várias dezenas de artesãos, alguns a trabalhar ao vivo, comerciantes de produtos e artigos locais, responsáveis de instituições concelhias e, claro, equipas das associações que dão corpo ao parque gastronómico que é das principais atracções do recinto.

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, e o presidente do Turismo Centro Portugal, Pedro Machado, foram os convidados especiais para esta sessão, acompanhando o presidente da Câmara da Batalha, Raul Castro, os vereadores e deputados municipais, os presidentes de junta e outras autoridades civis e militares da região.

Na passagem pelos vários expositores e “tasquinhas”, destaque para a presença da comunidade ucraniana da Batalha, que acolheu a comitiva com um bolo típico do seu país, apresentado inteiro às visitas, devendo cada uma partir um pedaço com a mão e “mergulhá-lo” num copo com sal. Iguaria apreciada pelos presentes, tal como as palavras de gratidão que esta comunidade dedicou ao Município e à população da Batalha pelo acolhimento e apoio que têm recebido nestes tempos mais recentes de guerra na sua pátria.

Seguiu-se um momento de animação, protagonizado por várias dezenas de alunos da Academia Sénior da Batalha, nas classes de ginástica e dança, uma demonstração de que a idade não é entrave para a diversão e para os ritmos da alegria.

Depois, as palavras de abertura. Raul Castro aproveitou para agradecer o empenho de todos os envolvidos neste certame e para deixar votos de que seja mais um sucesso, à semelhança do que vinha sendo antes dos últimos dois anos de interregno por causa da pandemia. Pedro Machado frisou, precisamente, “como é bom estarmos aqui de novo” e a importância da retoma do sector do turismo, também pelo regresso deste tipo de eventos, onde “se mostra e promove o que de melhor temos no nosso país” em termos de património material e imaterial, artesanato, gastronomia e comércio local. Carlos Miguel continuou o mote, sublinhando que estas feiras são oportunidade de fazer negócio, mas, sobretudo, de provocar o encontro entre as pessoas. “Que estes dias sejam de bons encontros, com muita saúde e ânimo”, desejou.

Após o momento protocolar, rapidamente a zona de restauração se encheu, sendo de destacar a enorme afluência registada logo neste primeiro dia, apesar do clima salpicado de aguaceiros nem estar especialmente convidativo. A noite foi, ainda assim, amena, com a praça composta e a animação assegurada pela banda de Elsa Gomes (voz), Fred Noel (guitarras), Nuno Mendes (teclas), Aires Pereira (baixo) e “Burro em Pé” (bateria). Pela madrugada entraram os DJ Nuno Fernandez e Angel, numa tenda electrónica também a abarrotar. Esta volta a abrir dia 17, com Hot Crazy Boy, e dia 18 com Usados com Garantia).

Pelo palco do novo parque de Santa Maria da Vitória vão passar Ahkorda e Quim Barreiros no dia 16, On Stage e Miguel Bravo no dia 17, Banda Kroll no dia 18 e Catraia no dia 19. Durante estes dias, haverá outros apontamentos de animação com folclore e outras músicas, danças, apresentações de escolas, etc. (ver programa abaixo)

Não podemos deixar de destacar a forte presença da Golpilheira, a começar pela habitual tasquinha gastronómica a cargo do Centro Recreativo e pela representação “oficial” na tenda das juntas de freguesia. Mas muitos outros golpilheirenses por lá se encontram em espaços de exposição, comércio e institucionais, tal como os que passarão pelo palco em apresentações de música e dança. Isto sem falar, claro está, na população em peso que frequentará o certame por estes dias…

Programa dos próximos dias

(com inclusão das fotos de cada dia)

16 de Junho

15:00 – Rancho Folclórico do Penedo (Quinta do Sobrado)

16:00 – Demonstração de Hip Hop (Centro Recreativo da Golpilheira)

17:00 – Rancho Folclórico “Rosas do Lena” (Rebolaria)

20:30 – Ahkorda

21:30 – Quim Barreiros

17 de Junho

21:00 – On Stage

22:00 – Miguel Bravo

00:00 – Tenda electrónica: Hot Crazy Boy

(não fizemos reportagem fotográfica)

18 de Junho

15:00 – Encontro de Concertinas e Harmónios da Alta Estremadura

18:00 – Rancho Folclórico “As Lavandeiras do Vale do Lena” (Golpilheira)

21:30 – Espectáculo de Fogo “Arte em Cena”

22:00 – Banda Kroll

00:00 – Tenda electrónica: Usados com Garantia

19 de Junho

09:00 – 9.º Raid/Passeio BTT FIABA

15:00 – Gaitilena – Gaiteiros da Batalha (itinerante)

16:00 – Espectáculo pelo Agrupamento de Escolas da Batalha

17:00 – Música Tradicional “O Penedo”

18:00 – Demonstração de dança da escola B.ballet

21:00 – Catraia

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.